7

O Quarto – Emma Donoghue - @verus_editora



Sinopse: Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem  comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la. O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar.

Minha Opinião: 

Quando eu li a sinopse desse livro pela primeira vez eu quis comprar imediatamente e foi o que aconteceu. Só que quando eu comecei a ler achei o livro muito parado e sempre desistia de ler. Até que na décima vez eu peguei o livro e pensei “Ou eu termino esse livro ou eu não leio mais nenhum.”, me esforcei muito para sair do comecinho que achei bem chato, e valeu o esforço. O livro é maravilhoso, e acabei me envolvendo muito na história, pensando muito Jack e na sua mãe e em como poderia ser o final do velho Nick. Jack é um menino que nasceu em um cativeiro, ou seja, em um quarto, pequeno, mal iluminado, e é o único canto que conhece, ele tem uma TV e acha que tudo que existe dentro dela é mentira, como por exemplo, as outras pessoas... O modo como Jack pega amor por suas coisas, por seus objetos e por tudo que o rodeia é inacreditável, mas é apenas o que ele conhece e no começo você acaba achando-o fútil e depois você acaba descobrindo que fútil somos nós.

"Quando eu tinha quatro anos, eu achava que tudo na TV era só TV, aí eu fiz cinco e a Mãe desdizeu que uma porção de coisas eram só imagens do real e falou que o Lá Fora era totalmente real. Agora eu estou no Lá Fora, mas acontece que um monte dele não tem nada de real."


O livro é contado por Jack, o garoto de cinco anos, então foi por isso que eu achei o livro bem difícil de começar, pensamentos de uma criança, o modo de falar também, então eu achei bem difícil de ler, mas depois a história realmente começou a me envolver e eu nem percebi que era o Jack que estava contando a história.


Nota dez para a mãe dele também, que sofreu horrores, mas que não surtou de vez foi forte o bastante para aguentar tudo que aguentou  e se isso tivesse acontecido comigo com certeza eu não iria ter força o suficiente para continuar, aí você lê o livro, lembra de tudo que aconteceu e lembra de tudo o que a mãe de Jack fez em todos os momentos e passa a admirá-la.



"-Mãe, você pode me buscar logo de noite?
-Não, ainda não.
-Por quê?
-Eles ainda estão mexendo na minha dose, tentando descobrir do que eu preciso.
De mim, ela precisava de mim."


Emma Donoghue nasceu em Dublin em 1969, e é uma ótima escritora de ficção, seus romances são ótimos, pena que somente O quarto tem tradução no Brasil.


Não posso contar mais nada porque senão será spoiler, mas depois de tudo que eu já contei aqui tem umas partes maravilhosas! Quem tiver a oportunidade leia! O livro é muito bom mesmo. Uma das melhores leituras de 2012.


"Quando eu era pequeno, eu pensava feito uma criança pequena, mas agora que tenho cinco anos eu sei de tudo."


Eunice Ely

7 comentários:

Gladys Sena

Realmente é uma leitura diferente de tudo que já li!


Ponto positivo para a autora, que surgiu com algo inédito em um momento que vemos tantos lançamentos parecidos.

amordelivros

Oi Gladys, não deixe de ler! A Leitura é deliciosa.
Bjsssss




Niiii

Gladys Sena

Obrigada pela diquinha, bjo!

JannaGranado

Esse livro é um dos que quero mto ler, mas ainda não tive a oportunidade, parece ser mto bom, adorei a resenha Niii....vc como sempre nos trazendo resenhas com temas bem fortes...


Bjos!!!

Alice Himura

Eu não havia lido nada sobre esse livro ainda, e assim que li a sua opinião fiquei... Necessitando desse livro! haha
Parece trazer uma experiência de vida incrível.
E posso dizer que te entendo bem por esses começos de livros desanimadores, estou lendo A Companhia Negra, e não consigo seguir em frente! Porém nunca abandonei um livro e não vai ser agora que vai acontecer, vai que ele me surpreenda! haha
Obrigada bela dica, adorei!

Niii

Oi Alice, como viu eu recomendo mesmo, mas ainda venho aqui nos comentários dizer que o livro é maravilhosa, que é uma experiencia única... Se vc gosta desses temas tem que ler mesmo esse livro.

Bjs
Ni
Amordelivros.blogspot.com.br

Niii

Oi Janna, é que as vezes não quero ler romances e adoro livro com temas fortes.
Leia amiga.. é muito bom

Postar um comentário