24

Resenha: Noites Italianas - Kate Holden - Editora Novo Conceito.


Sinopse: Quando Kate decidiu abandonar seu passado, em Melbourne, e começar uma jornada para dentro de si mesma, foi para um país reconhecidamente romântico. Enquanto se encantava com as ruínas de Roma e as praças de Nápoles, esperava encontrar — em ruas estrangeiras — sua verdade pessoal. Mas a peregrinação de Kate exigiu coragem. Encontrar o verdadeiro amor ou, quem sabe, perder-se para sempre de maneira a não ter mais qualquer chance de resgate foram possibilidades reais na Itália... Especialmente para alguém que estava acostumada a viver entre as vielas da escuridão. Em um romântico, mas estranho país, com muitos — alguns bem significativos — casos de amor, e mais algumas noites de sexo sem compromisso, ela vai se perguntar se é, verdadeiramente, um espírito livre, ou uma atriz que decorou tão bem o seu papel de mulher sedutora que já não consegue desvencilhar-se dele.


Minha opinião: 
  
Bom, esse livro me dividiu em duas partes, uma metade minha gostou e a outra metade não. A história gira em torno de Kate, uma australiana de 30 anos que decide mudar-se para Roma para se descobrir. O livro  foi dividido em 7 partes (Jack, Guido, Massimo, Rufus, Gabriele, Donatella e Kate) e é regado a sexo, monólogos e novos envolvimentos "amorosos" .  É também baseado na vida da autora, o que acaba deixando aquele ar de mistério. Não é possível saber o que ela viveu e o que ela inventou. Eu particularmente gosto muito de imaginar se aquela situação realmente aconteceu, ou se foi algo que ela criou para aprimorar a história. Ela é uma personagem muito triste e melodramática, e o tempo todo faz questão de deixar isso ressaltado. Ela se mostra fraca e sedenta por sensações, emoções e amores, mas sempre escolhe homens casados e complicados para tentar construir uma relação ou o mais próximo dela. Kate já foi usuária de drogas e trabalhou como garota de programa para sustentar o vício e um ex namorado. O ponto positivo é que vemos que ela é uma pessoa que se arrisca e consegue se permitir as suas vontades, nem sempre da maneira boa, nem sempre da forma mais correta. Podemos ver que ela segue aquela teoria "É melhor acordar arrependido do que dormir na vontade."

"Jack, Guido, eles acreditam que ela é muito encantada, muito ingênua. Suas roupas pretas, o amor que tem pela poesia, a melancolia.  Como uma criança. O quanto eles amam a si mesmos, enquanto ao mesmo tempo, a desprezam. O que não sabem é que isso é sobrevivência. Não é que ela não tenha consciência dos perigos do mundo, ela  os conhece muito bem. Está se prendendo  a corda  do romantismo como uma mulher se prende a um desfiladeiro." 


Eu amei de paixão a capa desse livro. Sou apaixonada por artes assim e fiquei encantada com os traços e a beleza da pintura. O olhar triste, a roupa transparente, aquele ar inocente e erótico ao mesmo tempo me encantou. A escrita do livro é muito boa, faz meu estilo, mas a autora peca em usar muito o italiano sem nenhuma legenda no rodapé. Pessoas leigas com o idioma - assim como eu - acabam perdendo alguns detalhes do livro por não saberem o que significa. Se você é curioso -  como eu - vai anotar várias frases para jogar no tradutor depois - o que é muito incomodo. 


"Amar os homens é difícil. Nesse mesmo hemisfério, no mesmo país, ela conheceu muitos homens. Massimo. Seu sorriso diabólico surge à sua mente. OH Massimo e Nanni e Guido, parece fazer tanto tempo, aqueles dias malucos. Jack, pobre Jack. Todos os outros. Lições, lições." 


Uma das coisas que eu mais gostei no livro é as partes que relatam Roma, eu realmente me encantei com a descrição que a Kate faz dos lugares e da maneira como ela parece linda e perigosa. Gostei até mesmo de Nápoles da qual eu nunca - que eu me lembre - havia ouvido falar.  Roma parece ser o tipo de lugar que todos devem ir pelo menos uma vez na vida e com toda certeza já está inclusa na minha lista de lugares a desvendar. Esse foi um dos pontos positivos do livro, já os negativos é que por mais que eu tenha tentado, não consegui me conectar com a Kate, ela é uma bagunça até mesmo pra mim. O fato dela usar o sexo para compensar qualquer tipo de frustração e sua busca pelo amor, acabam fazendo com que você não tenha aquela vontade louca de devorar o livro.


"Ela envolve seus segredos. Eles nunca sairão dela."


Termino aqui a minha resenha dando 3 estrelas para o livro. Apesar de gostar da narrativa e de ser uma leitura que flui, as partes em italiano e a dificuldade em criar uma conexão com a Kate acabaram fazendo com que eu não me apegasse tanto a esse livro. 


Book Trailer



Jackie Cerone