21

Fala Sério: Livros da Thalita Rebouças.

Momento Fala Sério!




Oie pessoal. Eu estou no blog há pouco tempo e hoje vim falar um pouco da minha diva suprema: Thalita Rebouças! Acho que ela é escritora mais animada de todo o mundo e eu tive a oportunidade de conhecer ela pessoalmente, e Thalita é simplesmente Thalita. Agora eu vou falar um pouco das obras dela. O meu livro favorito é Fala Sério, Amiga! Eu simplesmente morro de rir com as crônicas. A protagonista dos “Fala Sério” é a minha querida  Maria de Lourdes, mas ela prefere ser chamada de Malu. Os livros relatam a vida dela desde muito pequena, e cada crônica tem momentos que quase todo mundo já passou. Malu é a irmã mais velha de Malena e Mário Marcio. E primogênita de Armanda e Ângela Cristina. Vou colocar a sinopse dos livros aqui em baixo. São leituras rápidas, mas muito interessantes! 


Fala sério, mãe! 



Sinopse: Mãe e filha. Que relação complicada essa! Amor, carinho, compreensão e, claro, muitas, muitas brigas. Brigas importantes, brigas bobas, brigas memoráveis. Só variam conforme a idade. Boletim, namorados, arrumação do quarto, legumes, viagens, festas, hora de chegar das festas... tudo é motivo para essas pelejas domésticas. Para Angela Cristina, elas são apenas carinho e preocupação. Para Maria de Lourdes, são chateação materna mesmo. Na primeira metade do livro, os textos mostram o ponto de vista da mãe. Mas depois do primeiro beijo, aos 12 anos, é Maria de Lourdes (ou Malu, como ela prefere) quem assume a narrativa. Fala sério, mãe! é uma coletânea de crônicas bem-humoradas do cotidiano dessas duas personagens, que pode ser lida aleatoriamente ou como um romance em pílulas, em ordem cronológica, da barriga aos 21 anos.


Fala sério, amor!





Sinopse: O primeiro namoro da Malu foi aos sete anos, nada de beijinhos, apenas olhares apaixonados e mãozinhas dadas no recreio. "Se havia uma coisa de que eu tinha certeza absoluta, era de que o Guilherme Almeida era o homem da minha vida, meu príncipe encantado", diz ela, na primeira crônica do livro. Aos 10, ela descobriu os expedientes incríveis que os homens são capazes de usar para dispensar uma mulher: foi quando o Mateus, filho da vizinha, arrumou um pato psicopata ("praticamente um psicopato", segundo Malu), como desculpa para terminar o namoro, que, aliás, já não ia mesmo muito bem. Depois, ela conta como foi o primeiro beijo de língua, aos 12: "Na boa, achei muito, muito melado. Uma baba só. A língua dele rodava que nem uma manivela parecia querer brigar com a minha!”. Há episódios impagáveis do início ao fim. Como o namorado que pega a Malu depilando o buço em casa com uma cera de farmácia. É claro que o Tavinho não sabia que a Malu depilava o buço – aliás ele nem sabia o que era buço ("Fala sério, amor! Minha namorada é a mulher barbada!", riu Tavinho, sem a menor sensibilidade) –, e o que era para ser uma maneira simples e eficaz de economizar a mesada virou uma grande confusão. E o que dizer dos meninos que insistem em falar com a namorada com voz de neném? A Malu simplesmente de-tes-ta ser chamada de "pinxeja" e afins. E por aí vai. Espirituosa e bem-humorada, a protagonista divide com as leitoras suas experiências nem sempre agradáveis com os meninos e a eterna vontade de beijar muito, ser feliz e encontrar o par perfeito.


Fala sério, amiga!



Sinopse: Amizade é tudo na vida! Disso Malu sabe muito bem, afinal, viveu as mais variadas experiências com cada uma delas rindo, chorando, brigando, brincando, curtindo e fofocando muito. Em Fala sério, amiga!, título que fecha a série da divertida personagem Malu precedida pelos best-sellers Fala sério, mãe!, Fala sério, professor! e Fala sério, amor! , a carioca Thalita Rebouças dá voz à protagonista, que puxa, da memória e do coração, tudo o que vivenciou com suas melhores amigas, como Alice, da infância até o fim da adolescência. Sucesso absoluto entre o público adolescente, com mais de 150 mil exemplares vendidos, a autora promete agradar em cheio suas fãs. 



Fala sério, professor!



 Sinopse: Como será que a Maria de Lourdes, ou, Malu, se relacionou com seus professores do colégio, da academia, do curso de inglês, de shiatsu, teatro, os particulares, os gatos, os durões, os que amavam ser durões, os amigos, o meio doido, o que não ria, o que não perdoava cola. Chegou a hora de revirarmos juntos o baú da trajetória da moça como aluna, narrada em crônicas pra lá de bem-humoradas que acompanham sua vida dos 3 aos 22 anos. É ela mesma, a Malu, a filha da Angela Cristina, aquela que nos mostrou sua divertida e conflituosa relação com a figura materna em Fala sério, mãe! Mas a mãe não foi a única responsável pela tarefa de educá-la. E nem a única com quem ela teve conflitos enquanto crescia. Com alegria e bom humor, marcas registradas da autora, o livro promete boas gargalhadas e momentos da mais pura diversão. 




Fala sério, pai!



Sinopse: Depois de "Fala sério, mãe!", chegou a hora de conhecer melhor o pai de Maria de Lourdes, ou melhor, Malu, a menina mais divertida da Tijuca. Neste livro, Armando, jornalista esportivo e peladeiro convicto, conta sua trajetória (e seus percalços) como pai de primeira viagem, desde a descoberta de que estava "grávido" até a saída da primogênita de casa, com 21 anos. Estão aqui diálogos que mesclam humor e emoção sobre fraldas, viagens, namorados, separação, candidatas a madrasta, festas, menstruarão, beijos, sutiãs... Enfim, tudo o que acontece numa relação entre pai e filha. A primeira metade do livro mostra o ponto de vista de Armando, mas é Malu quem assume a narrativa na outra metade, após um marcante episódio de sua vida.



Fala sério,  filha! - A Vingança dos Pais.





Sinopse: Enfim, a vingança dos pais, o esperado momento em que Angela Cristina e Armando vão dar o troco e despejar em sua primogênita, Maria de Lourdes, sem dó nem piedade, todos os “fala sério” que ela merece. Menina abusada! Fala sério, filha! segue a mesma linha de Fala sério, mãe! e Fala sério, pai! e acompanha, em crônicas, a vida de Maria de Lourdes e sua relação com seus progenitores ao longo de 21 anos. Dessa vez, porém, o bastão da narrativa está com eles, embora ela também conte algumas histórias em que se viu obrigada a ouvir dos pais o seu famoso bordão. Aqui, os pais dizem “fala sério” para as inúmeras festinhas infantis, os fins de semana nos parquinhos barulhentos de shopping centers, os shows de bandas pop de talento questionável, os namorados de perna cabeluda, as desculpas esfarrapadas, a obrigação de esperar os filhos a duas quadras da escola, e muito mais!




Aqui estão todos os Fala Sério publicados. Eu tenho todos e eles são simplesmente os meus xodós! A escritora tem mais livros, porém, falarei deles em outro post. Espero que gostem da escrita da Thalita assim como eu. Até o próximo post!

Beijos! 




Beatriz Cerone


Esse post faz parte do TOP COMENTARISTA ESPECIAL Agosto de Setembro!


21 comentários:

Menina de Livro

Oie! Eu tenho todos menos o Filha. A Malu é meio irritante às vezes, mas são livros gostosinhos ahaha


Beijos
Nati


www.meninadelivro.com.br

Aline praça

Jackieee!
Nossa nunca li nenhum livro dela acredita?!
Pelo q vc diz parecerm ser bem divertidos mesmo!
Adoro esse tipo de livro! Bjos


www.leituravipblog.com

Renata

Já li todos esses da coleção "Fala Sério" e sempre amei a Malu! Todos eram bem engraçados.
A Thalita é muito incrível mesmo e tenho um super orgulho de ter um livro autografado dela , haha*-*
Beijo!

http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br/

pamela M.

Eu já ouvi algumas pessoas falando dessa série, mas até hoje não li nenhum dos livros. Pelo que você falou os livros são realmente incríveis, fiquei com bastante vontade de ler *u*
Bjss

Rafaela Saturnino

Eu já li bastante elogiando os livros da Thalita Rebouças, mas nunca tive a oportunidade de ler nenhum dos livros dela ainda. Essa série parece ser muito boa e bem interessante, mas os livros da Rocco são tão caros, vou esperar ter alguma promoção deles :)
Beijos!

Edna Dias

Que bacana conhecer um pouco mais destes livros.
Eu não me interesso no momento, apesar de achar mega interessante por ser crônicas cotidianas. Adorei os livros e o fato de cada um tratar de algo, ou alguém na vida da Malu... sua relação com pais, amigos, namoro...
Muito legal!

Beatriz Cerone

Malu sabe ser irritante demais, eu gosto mais dos pais dela do que dela HUAHUAHUAUHAUHA Eles são super divertidos!



Beijos!

Beatriz Cerone

Eu me perco na leitura, são bem rápidas e engraçadas, por isso gosto tanto.
Beijos!

Beatriz Cerone

Thalita <3 Eu também tenho orgulho. Conheci ela faz um tempinho e sempre que pego os livros me sinto realizada. *-*
Beijos!

Beatriz Cerone

Ah, é uma pena. Eu gosto bastante.

Beatriz Cerone

Quando tiver vontade, pegue um deles e dá uma lida bem rapidinha. Eu me apeguei a série por ter visto cada fase da Malu, como você mesma disse... Sua relação com pais, amigos, namoro, amizade...

Obrigada por comentar <3 Beijos!

Beatriz Cerone

Thalita é tão animada e tão enérgica, ela acaba passando isso para os livros. São tão bons e engraçados. Como você mesma disse, os livros da Rocco são tão caros :( Fica difícil para a gente que é leitora. Mas quando vê uma promoção, compre, e tenho quase certeza que não irá se decepcionar.
Beijos!

Beatriz Cerone

Eles são <3 Meus bebês, meus xódos e abiguinhos. Pamela, quando der uma lida em algum deles, me avise e diga se gostou.
Beijos!

Amanda Mathes

Já ouvi muitas pessoas falarem bem dessa série, gostei muito de saber um pouco mais sobre.. Mas por enquanto estou com uma lista de séries na frente para ler, espero conseguir ler essa inteira antes de envelhecer, a Malu me parece muito divertida, tendo experiencias que todas as meninas tem, vou aguardar por uma promoção pra levar todos pra casa.

Jaqueline Moura

E eu achando que conhecia de livros... Nem mesmo conhecia alguns autores nacionais que aqui foram citados, como a Janaina Rico por exemplo, e agora tem a Thalita Rebouças que parece ser uma ótima escritora. Parece que os livros são bem legais mesmo, infelizmente não me interesso por crônicas então não pretendo lê-los, quem sabe em um outro momento rs.

nathalia muller

Fala sérioooo!!!!
Concordo com você Thalita Rebouças amimadíssima e talentosíssima...
li o "Fala sério mãe" e adorei...
espero ler os outros em breve...

Nathalia de Fatima

Não sou uma pessoa que se atrai pelos livros dessa autora mais acho que é um pré conceito meu, ou seja, tenho uma opnião do livro sem nunca mesmo sem nunca ler. Enfim, prometo que vou tentar ler algum pois sei que as adolescentes amam os livros dela, acho que posso dar umas risadas, já que não faz tanto tempo assim que deixei de ser uma. Kkkkk

Nadja Dias

Oi! Essa escritora é muito elogiada, mas não consigo gostar de algum livro dela para adquiri-los. Gosto de histórias engraçadas, mas não me atrair por nenhum desses. Eu devo lê-los para tirar uma conclusão mais formada, mas não sei se vou gostar.

Georgia Germer

Eu já passei dessa fase, mas confesso que tenho muita vontade de conhecer os livros da Thalita. Além dela ser uma fofa, só vejo elogios sobre a sua escrita. Além de ser um orgulho para nós, leitores brasileiros.

Gladys Sena

Acho as capas bem divertidas!
Se a Thalita escrever algo fora dessa linha teen, ficarei mais interessada... bj

Jéssica Maria

Não conhecia os livros, mas parecem super engraçados, espero realmente poder ler XD

Postar um comentário