11

Resenha: Bruxos e Bruxas - Witch & Wizard - Livro 01 - James Patterson & Gabrielle Charbonnet - Editora Novo Conceito

Sinopse:

No meio da noite, os irmãos Allgood, Whit e Wisty, foram arrancados de sua casa, acusados de bruxaria e jogados em uma prisão. Milhares de outros jovens como eles também foram sequestrados, acusados e presos. Outros tantos estão desaparecidos. O destino destes jovens é desconhecido, mas assim é o mundo sob o regime da Nova Ordem, um governo opressor que acredita que todos os menores de dezoito anos são naturalmente suspeitos de conspiração. E o pior ainda está por vir, porque O Único Que É O Único não poupará esforços para acabar com a vida e a liberdade, com os livros e a música, com a arte e a magia, nem para extirpar tudo que tenha a ver com a vida de um adolescente normal. Caberá aos irmãos, Whit e Wisty, lutar contra esta terrível realidade que não está nada longe de nós.

 Minha Opinião:

Bruxos e Bruxas conta história dos irmãos Whit e Wisty, ambos são jovens e vivem uma típica rotina adolescente, ele é um ótimo aluno, forte, conquistador e engraçado, ela é uma garota que vive se metendo em encrencas, mas que no fundo tem um bom coração, ambos vivem com seus pais e creem ser apenas dois adolescentes comuns, porém nada é o parece.


"É bem horrível ser sequestrada na calada da noite, de dentro da sua própria casa. Foi mais ou menos assim que aconteceu." Pág. 17

Tudo na vida deles muda, quando de madrugada, sua casa é invadida pelos soldados da chamada Nova Ordem, que os acusam de ser bruxos e o condenam a morte. Até aquele momento, ambos nunca sentiram nenhum sinal de magia, e jamais se imaginariam como feiticeiros, porém durante a luta, para não ser arrancada de seu lar, Wisty pega fogo (literalmente) o que acaba por confirmar as suspeitas da Nova Ordem quanto a magia existente nos dois.

"- Wisteria Allgood - Byron disse sem mudar o tom de voz, como um oficial de justiça, e tirou um rolo de papel que parecia oficial de não sei onde. - De agora em diante, você estará sob custódia da Nova Ordem até o seu julgamento. Você esta sendo acusada de bruxaria.

Fiquei boquiaberta.
-Bruxaria? Você esta maluco ?! - gritei." - Pág. 23

Nova Ordem é um partido politico que foi ganhando adeptos ao longo dos tempos, e que persegue pessoas que são "diferentes", que podem ser ou estar ligados a bruxos, eles perseguem principalmente crianças e adolescentes, os aprisionam e depois os executam. 

O livro começa com muita ação,  Wisty narrando sua própria execução, os capítulos vão se intercalando entre os dois irmãos, que são presos e torturados, tendo que aprender  sozinhos a lidar com suas magias para poder se libertar da prisão. 

O livro tinha tudo para ser um dos meus favoritos, pois ele tem magia, humor, fala sobre bruxos que é um dos meus temas prediletos, é de um autor que me agradou muito em outra leitura, a divulgação foi intensa e a capa é uma das mais bem mais trabalhadas que já vi. Porém, infelizmente não foi isso que ocorreu durante a leitura.

Assim que o livro chegou em casa, já comecei a lê-lo, super empolgada, crente que ia me deliciar com uma história brilhante, mas aos poucos, fui me decepcionando. A história do livro acontece rápido demais, os personagens são imaturos, tudo bem que são adolescentes, mas eles não me cativaram, fazem piada por tudo e sinceramente, não consigo imaginar uma pessoa que esta sendo torturada, sem comida e água, fazer piada da situação e querer enfrentar seu algoz sem nenhum bom plano em mente, simplesmente para provocar e se sentir engraçado. Também não gostei da maneira que foi mostrada a descoberta dos poderes deles, pois como duas pessoas, que nunca tinham nem sequer, feito um pequeno encantamento, pode do nada, pegar fogo, diminuir de tamanho sem ninguém para ensinar?  Esse lado do livro ficou mal explicado, creio que por se tratar de uma série, os autores vão dar mais explicações sobre esses fatos.

A narrativa do livro também não me agradou, são capítulos curtos demais, que não faziam o menor sentido, não me adaptei ao fato dos capítulos terem somente uma ou duas páginas, parecia que o livro estava correndo, só não entendi para onde.

A Editora fez um excelente trabalho de divulgação do livro, o kit é lindo, a capa impecável, o booktrailer nos faz se apaixonar, mas mesmo com todos esses esforços, a história não me agradou. Vou tentar ler os outros livros da série, para ver se a leitura evoluí, mas já sei que minhas expectativas vão ser bem menores. Eu posso não ter gostado muito do livro e me decepcionado muito, porém, vi que muitas pessoas amaram o livro, então creio que é gosto de cada um mesmo, recomendo que você leia o livro e tire suas próprias conclusões, porém leia sabendo que ele é juvenil e que não vai encontrar a mesma narrativa que ele teve ao escrever seus outros livros, em especial O Diário de Suzana para Nicholas.


Book Trailer



                 Renata Sara