5

Resenha Nacional: Destino ou Ilusão - Bárbara Conte - Editora Baraúna


Sinopse:
Após se encontrarem de forma curiosa, Cecília Helena e Pedro Antônio despertavam interesse mútuo. Enquanto o sentimento desconhecido ia crescendo, ela indagava se os diversos acontecimentos eram pistas do destino, ou coincidências da ilusão. A única certeza era de que se tratava de um ódio desejoso ou desejo odioso. E o que deixar falar mais alto? O DESEJO ou o ÓDIO ? “Seus pensamentos sumiram, a ansiedade retrocedeu e uma quietude tomou conta de seu corpo e de seu coração. Ao mesmo tempo em que uma tristeza profunda e trêmula tomou conta de sua alma, sentiu como se tivesse aliviado toda uma imaginação da possível vida futura.” 
Onde Comprar:

Livro Físico: BaraúnaCia dos Livros - Ebook: Saraiva - Siciliano

Saiba mais: Skoob - Fan Page - Blog da autora

Minha Opinião:

Destino ou Ilusão conta a história de Cecilia Helena e suas aventuras em busca do amor, o livro narra seu cotiano, seus primeiros beijos, primeiros namorados, sua vida na escola e posteriormente na faculdade, ao longo do livro vamos acompanhando as aventuras  e o amadurecimento da personagem. 

Quando Ceci  (como é carinhosamente chamada) vai a uma consulta médica, não imagina que sua vida irá mudar tanto. Na sala de espera, seu olhar cruza com o de Pedro Antonio, um garoto que mexe com seus sentimentos. Ceci não sabe se é destino conhecer Pedro, se apaixonar e sempre se envolver com ele em diversas fases da vida ou se é uma ilusão, o destino dizendo que os dois não devem ficar juntos. 

Conheci a autora e o livro através do blog Livros e Marshmallows da minha amiga Kelly, assim que vi a capa e li a sinopse já me interessei e a autora foi super simpática comigo aceitando a parceria. No dia seguinte a nossa conversa, qual foi a minha surpresa? O livro já me aguardava em casa, fiquei muito feliz e já corri para iniciar a leitura. Esse é o primeiro livro que leio da Editora Baraúna, então não sabia o que esperar do livro. 

O livro é pequeno, tem apenas 212 páginas que você consegue ler em uma tarde, já que boa parte do livro é escrita em forma de mensagem pelo orkut ou por sms. O livro começa a ser contado em 2006 na cidade de Platira, naquela época o site de relacionamento da moda era o orkut (quem nunca teve um, não é?) e o msn. A personagem principal esta sempre conectada na internet e boa parte dos seus relacionamentos se desenvolvem através dessas ferramentas.

Eu gostei bastante da Ceci, de sua vida e de sua melhor amiga da faculdade, ela é uma garota bem romântica,  animada e que vive sua adolescência da melhor forma possível,  o que me fez lembrar muito de como eu era no colégio e de quando era mais novinha. O que me incomodou muito na Ceci foi seus relacionamentos, sua dependência dos namorados, achando que sem eles não seria completa, aceitando todos os seus jeitos e maltratos,  principalmente por parte de Pedro Antonio, e o fato dela ser volúvel demais, ela se apaixona a toda hora e quando esta com um namorado, pensa no outro, o que me irritou bastante, mas posso dizer que quando eu era adolescente agia da mesma forma, então o que deve ter me irritado é ter percebido como eu era boba e como achava que meu mundo ia acabar por nada. O Pedro, protagonista masculino do livro, não me agradou nem um pouco, e realmente o reconheci do jeitinho que a autora o descreveu, como muitos garotos por ai, que se acham o tal. 

A diagramação do livro é mediana, encontrei muito erros de gramatica, relevei as partes que foram trocadas por sms ou conversas no orkut e msn, pois sempre escrevemos errado nesses sites de relacionamentos, porem, achei erros gramaticais em outras partes do livro. A capa do livro é linda, muito bem feita, o livro é feito com um material bem resistente, mas as páginas são brancas o que pode cansar durante a leitura. A escrita da autora é fluente, gostosa, mas esta bem no começo de sua vida como escritora, tem muito o que amadurecer, mas creio que seu próximo livro sera ainda melhor que esse e assim por diante.

Recomendo esse livro para quem quer curtir uma historia leve, engraçada e com um pouco de drama adolescente, que quer relembrar sua época de escola e faculdade ou simplesmente ler uma boa historia que facilmente podia ser confundida com a nossa.




                   Renata Sara