Sinopse:
Chris Astor é um homem de seus quarenta e poucos anos que está passando pelo mais difícil trecho de sua vida. Ele tem uma filha, Becky, de 14 anos, que já passou imensas dificuldades até chegar a se tornar uma moça vibrante e alegre, mas que parece que terá que enfrentar mais um grande problema em sua vida. Quando Becky era pequena e teve câncer, Chris e ela inventaram um conto de fadas, uma fantasia infantil que adquiriu vida e tornou-se um terrível, provavelmente fatal, problema. Agora, Chris, Becky e Miea (a jovem rainha da fantasia criada por pai e filha) terão que desvendar um segredo: o segredo de por que seus mundos de fantasia e realidade se juntaram neste momento. O segredo para o propósito disso tudo. O segredo para o futuro. É um segredo que, se descoberto, irá redefinir a mente de todos eles.A menina que semeava é um romance de esforço e esperança, invenção e redescoberta. Ele pode muito bem levá-lo a algum lugar que você nunca imaginou que existisse. Uma fantasia que trabalha assuntos densos como a separação dos pais, oncologia infantil, separação de filha e pai, adolescência. A menina que semeava não é um livro sobre adolescentes comuns. É sobre uma que se deparou prematuramente com a ameaça do fim e teve de tentar aprender a lidar com ele.
Minha Opinião:
A menina que semeava é um livro surpreendente e encantador
que vai muito além do que sua sinopse nos mostra, ele nos toca o coração de uma forma diferente, nos conquista por sua simplicidade e magia existente em cada palavra que nos é passada.
"É preciso noite, para surgir o dia"
O livro nos conta duas histórias paralelas, mas que tem uma profunda ligação, primeiramente conhecemos Chris Astor, ele é um homem que se realizou ao ser pai, ele se encontrou como pessoa e ama sua filha Becky mais que tudo, e que sofreu muito quando sua pequena garota teve câncer e passou toda sua infância entre hospitais e coquetéis de remédios, sua vida foi se desgastando, e tudo que ele mais queria era se aproximar de sua filha e ser o melhor pai possível, durante as crises de Becky , ambos , criaram juntos um mundo imaginário, um refugio, onde a cada noite, Becky se esqueceria da doença e se transportaria para esse mundo mágico. Com o passar dos anos, Tamarisk e sua princesa Miea foram vivendo várias aventuras, o que ajudou na recuperação de Becky, mas o casamento de Chris não seguiu essa recuperação e em pouco tempo, acabou. Do nada, ele se viu indo embora de casa, se afastando de sua filha e de sua vida, daquele momento em diante, ele deixou de se tornar quem era, para se tornar a sombra de um homem, que vivia mas sem um propósito para tal, e foi a partir da separação, que ambos, não visitaram Tamarisk novamente.
"Deve ter havido uma época em que eles gostavam da companhia um do outro, não? Ele tinha vagas lembranças de gostar da presença de Polly, de ficar encantado com suas opiniões, e ainda mais fascinado pelo seu toque. Houve um tempo em que ele chamava Polly de seu "grande amor", não chamava? Houve uma época no relacionamento deles que ele sentia tanto a falta dela que chegava a doer fisicamente quando estavam separados. Ele tinha certeza disso."
Anos depois, Becky é uma garota diferente, leva uma vida normal na escola, tem uma melhor amiga, não mantém uma boa relação com o pai, mas é uma vencedora, só que assim como o câncer foi embora, ele começa a voltar, e Becky sabe que se isso for verdade, ele virá ainda pior que da primeira vez, e é a partir desse momento, que começa a sua reaproximação com seu pai, mesmo depois de tantos desencontros e rancores nunca revelados.
" - Certamente nem todos os asamentos terminam em divórcio, algumas pessoas conseguem ficar juntas.- Juntas? Sim. Apaixonadas? Absolutamente não. Você me mostra duas pessoas que estão juntas por qualquer período de tempo e ainda se declaram apaixonadas uma pela outra e eu vou te mostrar duas que estão fingindo."
Em paralelo a tudo isso, acompanhamos a história de Miea, que continuou a se desenrolar, mesmo sem Becky continuar com sua imaginação a contar suas histórias, só que agora Tamarisk é um reino diferente, a princesa virou rainha, e sofre sem ter amigos ou um amor, seu reino esta sendo devastado por uma praga e seus inimigos estão vencendo uma batalha que pode significar a destruição de seu país, Miea não sabe o que fazer, até que Becky aparece nessa história, como sendo a única capaz de salvar Tamarisk e talvez sua própria vida.
A história criada por Lou Aronica é encantadora, é lindo ver como pode ser bela uma relação entre pai e filha, como o divórcio pode acabar com um filho e não só com os pais, como é difícil superar uma doença e anos depois se ver diante dela novamente, como a imaginação pode te trasportar para novos mundos e te dar esperanças, como a amizade é algo tão importante em nossas vidas, enfim esse livro é aquele livro que te faz refletir, de um modo diferente, pois ele é tão real e ao mesmo tempo tem tanta fantasia, que divide sua opinião, tinha momentos que não sabia se o melhor para Becky era ficar com o pai e embarcar nesse mundo de fantasia, ou seguir sua mãe e encarar a realidade. O final é surpreendente e me deixou pensando muito, se era aquilo mesmo que deveria acontecer, se foi o melhor, se eu acreditava naquilo, ou se aquela foi a melhor forma de superar tudo.
"... Magia é apenas a ciência que ainda não entendemos. Chris não conseguia se lembrar de quem havia dito isso, mas ele nunca tinha sido o tipo de pessoa que acreditava que as leis da física eram imutáveis. Ele sempre tinha considerado a possibilidade que descobertas extraordinárias - até mesmo mágicas - estavam ali por perto. Será que ele estava a ponto de participar de uma?
A narrativa do livro é incrível e a forma que o autor contou a história foi surpreendente, ele me conquistou com sua escrita e com a complexidade dos personagens, Becky, Chris e a mãe dela, são personagens reais e diferentes, que a cada momento te deixa com uma opinião nova sobre o que eles deverão fazer a seguir, o que te deixa ansiosa para saber o que vai acontecer no livro e querendo não desgrudar dele até a última página.
A diagramação do livro esta muito boa e a Novo Conceito esta de parabéns com a escolha da capa, que é linda ! omo viram, só tenho elogios para a obra, espero que você leitor tenha a oportunidade de se encantar com esse livro, tanto quanto eu.
Beijus
Renata Sara