15

Resenha: O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman - Editora Intrínsica


Sinopse

Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino. Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.

Minha Opinião:


Finalmente eu tive o grande prazer de ler uma obra do tão aclamado escritor Neil Gaiman e conhecer a narrativa que encanta a tantos leitores mundo afora. Então, creio eu que não poderia ter começado com um livro melhor do que O Oceano no fim do caminho que nos envolve em um fantástico mundo diferente de todos os que estamos acostumados a ler e que nos faz revisitar nossa infância desde suas primeiras páginas até seu final.


“Desde pequeno eu sempre pegava várias ideias emprestadas dos livros. Eles me ensinaram quase tudo o que eu sabia sobre o que as pessoas faziam, sobre como me comportar, Eram meus professores e meus conselheiros”

No começo do livro somos apresentados ao narrador (não descobrimos seu nome em nenhum momento do livro), ele esta indo para um enterro, e esta se questionando sobre a sua vida, em determinado momento, ele resolve sem nenhum motivo aparente, ir revisitar uma antiga fazenda da região, que era vizinha as suas terras e que se lembra vagamente, lá ele procura por sua antiga amiga Lettie que não vê a mais ou menos 40 anos, e ao entrar na propriedade, nós leitores somos levados a uma aventura cheia de fantasias que foi a infância desse personagem.

Tudo na vida dos personagens do livro começa a mudar quando um inquilino de sua casa rouba o carro da família e vai até a fazenda de Lettie para se matar, a partir daí vários acontecimentos fantásticos acontecem e somos transportados para o mundo dos Hempstock.

A Fazenda e a família Hempstock é diferente de todos os lugares conhecidos, a começar por seus habitantes, Lettie é uma garota animada, feliz e que logo de cara aceita ser amiga de nosso narrador, sua mãe e sua avó, guardam segredos inimagináveis que traz toda a magia e encantamento do livro, mas essa fazenda não esconde segredos somente com a família, la existe um lago, mas que para a família Hempstock é um oceano, cheio de mistérios e encantamentos. E é de lá que sairá a terrível Úrsula para aterrorizar a vida do nosso personagem central.


“Eu ficaria aqui até o fim dos tempos, num oceano que era o universo que era a alma que era tudo o que importava. Eu ficaria aqui para sempre.” 

Eu gostei muito da leitura do livro, principalmente da narrativa detalhista, mas ao mesmo tempo objetiva do Gaiman, ele sabe como contar uma história rica em detalhes, mas que ao mesmo tempo é inigmatica e surpreendente, me peguei ao longo do livro imaginando tudo que acontecia e pensando o que eu faria se estivesse no lugar do personagem e tivesse apenas 6 ou 7 anos e isso é fantástico, pois nos faz reviver nossa infância, nossos medos e anseios. Creio que o fato de ter me cativado tanto pelo garoto do livro, seja o fato dele ser um leitor voraz, desde pequeno ter se agarrado a leitura como uma válvula de escape, algo que o fizesse viver em vários mundos diferentes e de maneiras diferentes, algo que eu fazia muito quando era criança e me encantava e me transportava para dentro das obras dos autores Marcos Rey, Pedro Bandeira e Alvaro Cardoso Gomes.


“Eu não era uma criança feliz, ainda que, de vez em quando ficasse contente. Vivia nos livros mais que em qualquer outro lugar.” 

O único ponto do livro que poderia ter sido mais explorado na minha opinião, era a passagem de Úrsula pelo livro, que na minha opinião seria perfeito se tivesse mais páginas, mas o próprio autor nos fala que esse era para ser um conto e não um livro, então meio que o perdoo rs. Fora isso o texto e a narrativa de Neil Gaiman é excepcional. Ótima dica de leitura para quem quer conhecer uma narrativa mais madura e cheia de fantasias! Sem contar que a capa é um encantamento a parte! Recomendadíssimo

“- Ninguém realmente se parece por fora com o que é de fato por dentro. Nem você. Nem eu. As pessoas são muito mais complicadas que isso. É assim com todo mundo.”

Beijus


Renata Sara

15 comentários:

Ana Paula Barreto

Tenho o livro e estou doida para ler, principalmente por todas as críticas positivas ao autor.
Acho que ele deve ser mestre mesmo, não só na forma de narrar os acontecimentos (conseguindo a façanha de uma história detalhada na medida certa), mas também na bela caracterização do personagem.
bjs

Bruna Souza

Sou louca para ler esse livro, ele está na minha lista para esse ano. Ainda não li os livros do autor, mas acho que vou começar por esse.
Acho a capa muito linda, e o enredo muito empolgante. Acho que não vou me decepcionar com a história!

Jayh

Já ouvi falar muito bem do Neil Gaiman, mas nunca li nada que ele escreveu.
Acho que se for pegar um livro dele pra ler, vai ser esse, me identifiquei com ele 'o'

Ycaro Santana

Quero muito ler esse livro! Ainda mais depois dessa resenha tão instigante. :) Ainda não li nada do Gaiman :(

Bjs,

Renata Sara

Oie :D


Leia sim, você vai adorar * * Depois me conte o que achou ^^


Beijus


Renata Sara

Renata Sara

Oie Ycaro, tudo bem?

Esse foi o primeiro que li do Gaiman, mas quero ler O mistério da estrela em breve * *

Beijus

Renata Sara

Renata Sara

Oie Jayh, tudo bem?


Leia sim, ele é bom e rápido de ler * *


Beijus


Renata Sara

Renata Sara

Oie Bruna, tudo bem?


Nossa a capa é linda mesmo e tem uma super ligação com a história do livro * *


Beijus


Renata Sara

Renata Sara

Oie Ana Paula, tudo bem?

Você tem o livro, menina leia! rs

Falou tudo! Depois me conta o que achou * *

Beijus

Renata Sara

Julia Moraes

Nunca li nenhum livro do Neil Gaiman , todo mundo fala muito bem dos livros dele e eu estou louca pra ler um *-* Gostei muito da sinopse e da capa desse aí! Acho que quando eu ler um livro dele , esse será o primeiro rs

E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
Nome de seguidor: Julia Moraes

Rafael César

Não conheço nada do autor ainda :(

Mas sempre tive uma curiosidade enorme por esse livro, acho a capa linda e o nome incrível e depois de ler a sua resenha (não conhecia a história ainda) fiquei ainda mais curioso com o livro, com certeza faz meu estilo de leitura e merece minha atenção.

Rê, Parabéns pela ótima resenha ...

Beijinhos *-*

@RafaelCesar89
http://livrospuradiversao.blogspot.com.br/

Michelli Santos Prado

Oi Renata!!
Adorei a resenha, mesmo. Fiquei ainda mais interessada em ler O Oceano no Fim do Caminho, e também curiosa sobre todas as metáforas, filosofias e viagens desse livro . Mal posso esperar pra lê-lo e tenho certeza que não vou me decepcionar =)

Espero poder conferir em breve ♥

JannaGranado

Oi Re ainda não li nada do autor, e até antes de ler sua resenha não tinha curiosidade, mas depois de ler fiquei curiosa em conhecer a narrativa dele, parece ser uma história excepcional e só pelo fato de nos transportar para nossa infância já vale a pena conferir a obra, dica anotada, espero um dia poder ler.


Beijos!!!


http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

Roberta Gouvêa

Adorei! Que livro diferente!!! Nunca li um livro do Gail, talvez esse seja um bom para começar né. Amei a resenha, beijos <3

Elisandra Eccher de Andrade

Oi Re,
Eu tenho um receio de ler autores famosos, nas últimas vezes que fiz isso me decepcionei e até agora não corrigi isso, mas quem sabe uma hora eu leia e tire minha própria conclusão. Mas gostei muito da resenha e se eu for ler Neil Gaiman vou tentar começar por esse...=D...beijocas Elis...boas leituras!!!


http://amagiareal.blogspot.com.br/

Postar um comentário