11

Resenha: Diário de Classe- Isadora Faber - Editora Gutenberg

Sinopse: Aos 13 anos, Isadora Faber, uma estudante de escola pública de Florianópolis (SC), indignada com os problemas de ensino e infraestrutura de seu colégio resolveu criar uma página no Facebook, o Diário de Classe, para denunciá-los. Chamou a atenção da imprensa nacional e internacional, mobilizou milhares de seguidores e conseguiu as mudanças que reivindicou. Sua jornada, no entanto, foi árdua: sofreu críticas, ameaças, represálias, agressões e processos. Porém, não desistiu, e hoje tem mais de 625 mil seguidores, inspirou a criação de mais de cem Diários de Classe, já participou de inúmeras palestras e eventos, ganhou prêmios e fundou a ONG Isadora Faber, com a qual continua seu trabalho por uma educação pública de qualidade no Brasil. Mais que um relato de coragem e do poder do webativismo, este livro é um retrato perturbador da situação da educação e dos serviços públicos brasileiros, que grita por cidadania e por transformações urgentes.

Minha opinião: Hoje eu vou falar de um livro que desde o momento que descobri que iria lançar estava louca para ler. Diário de classe é o livro de Isadora Faber, que está ajudando a mudar a história do Brasil e como ela fez isso? Colocando a boca no trombone!

Isadora tinha 13 anos e estudava em uma escola pública, sua irmã mais velha estudava em uma particular e nisso Isadora via as diferenças, de ensino, dos professores, da estrutura da escola e um dia foi conversar com a diretora e essa não deu muta bola. Isadora continuou pensando no que poderia ser feito e resolveu fazer no facebook um Diário de classe, onde ela postaria fotos e contaria os acontecimentos de sua querida escola.

Ela começou a postar sobre o professor que chegava com cheiro de álcool, dos professores que faltavam, dos professores que não faziam nada na aula, da comida da escola e dos problemas dos banheiros, pintura, fechaduras e assim por diante e claro que isso começou a incomodar, alguns gostaram e outros a repudiaram.



O livro é muito bom, você começa a ler e não quer parar mais, pois quer saber o que vai acontecer, e o livro é emocionante, e no final acaba pensando em sua vida e no que você está fazendo para que o mundo onde vive e seus filhos viverão melhore. 

Na minha opinião, Isadora pagou um preço muito caro por ter feito essas "denúncias" mas teve sua resposta e conseguiu o que queria, foi difícil, mas conseguiu e acho que temos que avaliar nossa vida e ver o que estamos fazendo. Será que só reclamar e reprimir nossos sentimentos está correto, nossas opiniões não vale nada?

"Então, ela ainda está tentando pedir indenizações por danos morais. Eu é que deveria reivindicar alguma coisa por ter sofrido danos educacionais." Isadora Faber.

O livro tem os posts do facebook e mesmo com alguns erros, Isadora e a Gutenberg queriam deixar os textos autênticos e achei a ideia ótima.Quem tiver a oportunidade de ler, tenho certeza que não vai se arrepender. Vale muito a pena.

Gostaria de ressaltar que o que ajudou muito a Isadora, foi os pais apoiando e sempre ao lado dela, vendo o que ela estava fazendo, como ela é menor de idade, acho que foi de suma importância.

Hoje Isadora Faber tem uma ONG e no facebook seu Diário de Classe tem mais de 620.000 curtidas. Vale muito a pena dar uma olhada, ela já foi em MUITOS programas de televisão e no livro tem o link de muita coisa, saiu nos jornais internacionais e em dezenas de jornais nacionais. Aqui embaixo deixarei o endereço da ONG e da página dela no facebook e com certeza vocês irão apreciar,basta clicar no que deseja visualizar.





Beijos e até a próxima.
Eunice Ely