6

Resenha: Quando eu era Joe - Livro 1 - Keren David - @Novo_conceito

Sinopse: Imagine o que é perder, em uma única noite, sua casa, seus amigos, Como é possível viver mentindo sobre todas as coisas? Sua escola e até mesmo o seu nome. Aos 14 anos, Ty presencia um crime bárbaro num parque de Londres. A partir desse momento, tudo muda para ele: a polícia o inclui no programa de proteção à testemunha, e Ty é obrigado a assumir uma vida diferente, em outra cidade. O menino ingênuo, tímido, que costumava ser a sombra do amigo Arron, matricula-se na nova escola como Joe... E Joe não poderia ser mais diferente de Ty: faz sucesso com as meninas, torna-se um corredor famoso... Joe é tão popular que acaba incomodando os encrenqueiros da escola. Ser Joe é bem melhor do que ser Ty. Mas, logo agora, quando ele finalmente parece ter se encaixado no mundo, os atentados e ameaças de morte contra sua família o obrigam a viver no anonimato, em fuga constante e sob a pressão de prestar depoimentos sobre uma noite que ele gostaria de esquecer. Um livro – de tirar o fôlego! – sobre coragem e sobre o peso das consequências do que fazemos.

Minha opinião: Ainda não sei muito bem o que escrever pois ainda estou abismada com o final! A história tinha começado a ficar legal mais uma vez, porque o livro inteiro é uma montanha-russa, o começo é muito bom, mas a história acaba se perdendo, ai você insiste para ver se a história melhora e ela realmente melhora. No final o que acontece? Quando o livro parece que vai superar tudo e ficar muito muito muito bom, acaba!!!!

"Tem muita coisa que ele não está me dizendo. Mas será que ele tem ideia de quanto eu não estou dizendo?"

Ty é um garoto de 14 anos que vê um assassinato e é obrigado a mudar de vida, de amigos, de nome, de personalidade, estilo, tudo... Sua mãe o acompanha, mas está tão perdida quanto. Agora ele é Joe e tudo na sua vida está de cabeça para baixo. Tem que frequentar uma escola nova, quase no final do ano, e ainda sente medo de tudo o que viu e medo de pessoas erradas o encontrarem.

O livro é juvenil e embora eu goste bastante desse estilo, não gosto que contenha continuações, gosto que a história termine ali. Não senti muita vontade de ler o segundo, aliás, senti curiosidade de saber o que vai acontecer, mas se for demorar como esse, prefiro não ler.

Eu adorei as mudanças de Ty quando ele se tornou Joe e de tudo o que aconteceu na sua vida e de seu amadurecimento, sua mãe que precisava de um pouco mais de entusiasmo talvez, gostei dos policiais e do pessoal da escola de Joe, mas acredito que a história poderia ter se desenvolvido de uma forma melhor.

A diagramação do livro é perfeita e eu adorei a capa(foi o que me chamou a atenção para eu ler), acredito que esse seria um Joe/Ty que eu imaginaria fácil fácil... rs

"Não sei se minha vida, acordado ou dormindo, algum dia voltará ao normal."

Gostei bastante da história da Ellie e da Claire e acredito que os personagens deram um toque melhor a história. Ellie é muito misteriosa e nos leva a ficar bem curiosos, mas quando o problema dela é desvendando, a autora correu com a história dela e não a tratou com tanto cuidado, ou com mais cuidado, acho que o certo era desenvolver mais a história.

Bom, recomendo o livro para quem gosta de trilogias, suspense, mistério e um toque de ação.


Eunice Ely