Sinopse:
Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.
Minha Opinião:
Na primeira vez que vi a capa desse livro e seu título me encantei e fiquei extremamente interessada na leitura, porém, após ler a sinopse fiquei meio receosa em ser um livro feito só para contar sobre a vida dos famosos e acabei deixando minha curiosidade de lado, mas assim que a Cia das Letras ofereceu o livro para resenha pensei, por que não? E esse por que foi ótimo, pois realmente adorei o livro, principalmente por ele não ser nada do que eu imaginava.
Laurel é uma adolescente que esta iniciando o ensino médio e ao contrário dos demais, esta sofrendo com uma profunda perda, a morte de sua irmã mais velha May que sempre foi sua fonte de inspiração, sua confidente e seu porto seguro. Para tentar seguir adiante, Laurel resolve mudar sua vida e para isso muda de escola, para que o ano se inicie e ela não precise encontrar com ninguém que saiba de seu luto e sinta pena por ele.
Logo na primeira semana em sua nova escola, sua professora lhe passa um trabalho escolar um tanto quanto diferente, escrever uma carta para alguém que já morreu, e ainda abalada pela morte da irmã, Laurel acaba achando refúgio através dessas cartas, pois durante meses ela escreve para Kurt Cobain, Amy Winehouse, Heath Ledger entre outros, sempre em forma de conversa, falando como sente a falta deles e de como eles eram importantes a sua maneira para a sua vida, ou que estão sendo naquele momento, e é através dessas cartas que o livro é narrado, mostrando toda a paixão, medo, solidão, sofrimento, angústias e alegrias que a personagem esta passando.
Ava Dellaira nos transporta magistralmente para dentro do livro e a cada carta lida, mais nos aprofundamos nos sentimentos de Laurel e de sua família e amigos, a entendemos, nos emocionamos e torcemos para que tudo dê certo e que a personagem consiga se reerguer.
"Talvez ao contar histórias, por pior que sejam, não deixemos de pertencer a elas. Elas se tornam nossas. E talvez amadurecer signifique que você não precisa ser uma personagem seguindo um roteiro. É saber que você pode ser a autora." Pág. 312
A história é muito bem elaborada, a um mistério que paira em cima da morte de May que só vamos desvendar no fim, a relação que a personagem mantém com sua família, com o abandono de sua mãe que simplesmente resolveu ir embora após a morte da outra filha, a descoberta de uma nova paixão por Sky e todos os problemas e bagagens que ambos carregam, os desafios da nova escola e vida, as novas amizades, tudo tratado de uma forma encantadora, melancólia e envolvente que te faz querer ler cada vez mais, seja para saber o que vai acontecer a Laurel, suas amigas ou família, pois todo o contexto do livro é envolvente.
A diagramação do livro esta impecável, a capa é de uma sutileza incrível, ela é emborrachada o que só acrescenta ainda mais charme para a obra e a narrativa da autora, além de prazerosa é super envolvente e cativante, livro mais do que recomendado seja por sua carga emocional, por sua história e até por sua coragem de mostrar a morte e a superação de uma forma tão forte e ao mesmo tempo tão simples.
Renata Sara
3 comentários:
muito bom ser levado pra dentro do livro como vc falou... amei seu blog e o layout é lindoooo <33
http://jackelinenuit.blogspot.com.br/
Oie, tudo bom?
Cartas de Amor aos Mortos é um livro triste, mas que fala bastante sobre perdas. Achei a Laurel um pouco chata, mas gostei bastante da leitura. Você passa a pensar em muitas coisas e vamos descobrindo o passado da Laurel no decorrer da narrativa.
Beijos!
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Eu também já me apaixonei pela capa e pelo título desse livro, mas comigo a sinopse só me deixou ainda mais louca pelo livro hahaha
Adorei saber que a história é bem elaborada, e estou super curiosa pra conhecer :)
Beijos!
Postar um comentário