9

Resenha: Tempo de Mudanças - Lisa Jewell - Editora Novo Conceito


Sinopse:
Em um hospital em Bury St Edmunds, Daniel Blanchard está morrendo. A amiga Maggie May é sua companheira nesta jornada até o fim: senta-se ao seu lado todos os dias, segurando-lhe a mão e ouvindo histórias de sua vida, seus arrependimentos e seus segredos: os filhos que nunca conheceu e que, provavelmente, nunca conhecerá. Lydia, Dean e Robyn não conhecem o pai e também não se conhecem. Ainda... Todos eles estão passando por uma fase de mudanças e de dificuldades: Lydia carrega as cicatrizes de uma infância traumática e, embora seja rica e bem-sucedida, sua vida é solitária e confusa. Dean é um jovem sobrecarregado por uma responsabilidade imprevista, cuja vida está indo para lugar nenhum. E Robyn começou a faculdade de medicina, mas sente que alguma coisa não está certa. Três jovens com histórias muito diferentes, mas que se sentem igualmente perdidos e à procura de alguma coisa, como se faltasse um elo para dar sentido às suas vidas. E então, quando eles percebem que seus caminhos estão se cruzando, tudo começa a mudar...

Minha Opinião: Eu confesso que quando peguei esse livro, imaginava que era um drama adulto que não iria chamar a minha atenção, mas fui surpreendida pela maneira cativante da Lisa Jewell escrever. Uma das coisas que eu mais gostei no livro foi a capa. Eu deduzi agora enquanto escrevo, que se trata de uma pintura de uma das personagens do livro, mas as vezes também tenho a impressão que se trata de outra pessoa, uma desconhecida que apenas observa de longe. A narrativa é gostosa e você se coloca no lugar de cada personagem e várias vezes me perguntei o que faria no lugar de cada um deles, cada dilema, cada resposta... Só tenho que dizer que essa leitura é maravilhosa, faz com que você dê valor a família e principalmente a seus irmãos.

"Lydia olhava para ele com desespero. Sentia o coração se partir por ele de um jeito que não conhecia. O coração de Lydia, em geral, era um órgão sedado. Ficava quietinho dentro dela, deixando que seu sangue fluísse tranquilamente pelo corpo. Ás vezes dava um pulo diante de um animal atraente ou de um homem bonito. As vezes ficava embotado de dor com a solidão ou saudade (...)"

O livro conta a história de Lydia, Dean e Robyn, três jovens que foram frutos de inseminação artificial, o doador se chama Daniel e está em seu leito de morte por conta de uma grave doença. Lydia foi a primeira, sua mãe queria muito um bebê e não podia ter por seu "pai" ser estéril. Dean é o filho do meio e foi fruto de uma produção independente. Robyn é a caçula, foi concebida por inseminação, pois seu pai possui uma doença que danificava os espermatozoides e faz com que eles sejam fecundados já doentes.

Lydia, era uma jovem rebelde e um tanto solitária quando mais nova, perdeu a mãe com apenas três anos e o pai pouco depois de atingir a maior idade, mas sempre teve a impressão que ele nunca veio a gostar dela. Quando pequena sonhava em ser cientista e viu seu sonho se realizar quando foi para a faculdade e inventou algo que fez com que se tornasse milionária. Porém, era triste e muito sozinha, apesar de nadar no dinheiro.

Dean é o típico garoto encrenca, sua vida se resume a maconha e a vadiagem. É calado e vê sua vida virar de ponta cabeça após um acontecimento trágico mudá-la para sempre.

Robyn é a garota perfeita, linda, inteligente e popular que está acostumada a ser adorada e admirada por todos. Ela tem a vida perfeita, os pais perfeitos, mas algo parece estar errado apesar de tamanha perfeição. Eles são três pessoas que jamais imaginariam ter um elo de sangue, três peças perdidas que precisavam se encontrar para que tudo em sua vida se completasse.

"E uma vez tinha se acelerado em nervosa antecipação em uma entrevista ao vivo em uma rádio, quando era estudante. A maior parte do tempo, porém, o coração dela não fazia nada, não sentia nada, ali na caixa sobre as costelas, batendo tum-tum-tuns por segundos, por momentos e dias. Então, está sensação, ela poderia chamá-la de compaixão, era uma novidade."


Eu recomendo a leitura, realmente o livro é muito bom e me fez refletir várias vezes sobre o quanto eu sou abençoada por ter uma irmã e uma família. A medida que os fatos vão se revelando e a história vai se enquadrando e encaixando é possível ver o amadurecimento e a grande jornada de conhecimento dos personagens. Cada dia aprendendo mais uns com os outros, se conhecendo mais. Lisa fez um ótimo trabalho e seu livro merece minhas cinco estrelas. A narrativa é gostosa e fácil de se ler, você acaba se dando conta que leu mais do que pretendia e acaba adotando os personagens e se identificando com eles. Espero que gostem do livro assim como eu!






Jackie Cerone