3

Resenha: Indefensável - Leslie Leitão, Paula Sarapu e Paulo Carvalho - @editorarecord


Sinopse: Livro destinado a muita polêmica e grande imprensa, esta reportagem, escrita como thriller policial, disseca a macabra trama – planejada e calculada com rara frieza pelo então maior goleiro do Brasil, Bruno, do Flamengo – que resultaria na morte da jovem Eliza Samudio, em junho de 2010. Nada escapa: num ritmo frenético, verdadeiramente cinematográfico, está tudo lá, desde a concepção da armadilha que capturaria a modelo, a execução do sequestro e o desaparecimento da jovem até o teatro dos julgamentos e a condenação dos responsáveis. A ação é entremeada de capítulos, de fina percepção psicológica, que mergulham nos perfis dos principais envolvidos, sobretudo Eliza, Bruno e Macarrão (braço direito do goleiro), mostrando-os desde a infância até, no caso do jogador, o sucesso e as conquistas profissionais. As passagens que recriam o ambiente de bastidor do Flamengo – a relação entre os craques, Adriano entre eles, e a vida de farra sem limites que levavam – são extraordinárias.

Resenha: O livro conta a história do goleiro Bruno e da morte de Eliza Samudio. Na época o Bruno era um dos melhores, senão o melhor goleiro do Brasil e havia um boato que seu nome estava cotado para defender o Brasil na copa de 2014. Bruno então estava no auge de sua fama, ganhava muito dinheiro e queria festas e mulheres, mesmo casado e conheceu Eliza, engravidou a modelo e quando seu filho tinha quatro meses de vida, Eliza morreu.

O livro tem 265 páginas e eu simplesmente devorei, e quando não estava lendo-o, estava no you tube olhando os videos sobre o "caso do goleiro Bruno", porque na época era uma bagunça, cada um dizia uma coisa, e com o livro deu para entender bem melhor a história.

["Eliza não veio a Minas a passeio. Ela foi agredida, espancada, subjugada, sangrada...Bruno e sua turma a trouxeram para cá porque aqui Eliza não tinha amigos, contatos." E então remetia á Fernanda, duramente: "Aquela dissimulada disse que Eliza não tinha nenhuma marca de agressão. Que mulher não repara em uma mulher?" - Questionou dirigindo o indicador para o lugar vazio da loura: "Ela, cheia de cruzes e símbolos religiosos para simular sua personalidade e dignidade moral."]

Não posso deixar de citar que também temos detalhes da vida de Dayanne, que é a ex-mulher de Bruno e que também foi para a cadeia, do Macarrão, do Bola e de Fernando, hoje mulher de Bruno.

Os autores desse livro são jornalistas que se tornaram amigos, Paulo foi quem gravou o vídeo em que Eliza disse que foi agredida por Bruno, eles conversavam diariamente e tiveram muito contato antes dela ir para Minas, Leslie foi o último dos jornalista a entrar no caso e Paula, conhecia Eliza, e tentou aproximar-se de Ingrid que era noiva de Bruno.

["A juiza, em seguida, quis saber qual foi a reação de Bruno quando informado de que a ex-amante fora assassinada. Ele disse que ficou desesperado, com medo de tudo o que acontecera, e que chorou muito: "No fundo, no fundo, eu sabia que tinha acontecido." A magistrada, então endureceu: "E quanto tempo durou seu desespero?" - perguntou. Decerto ela lembrava que o jogador viajara para o Rio de Janeiro, com o time do 100% F.C., na madrugada de 10 para 11 de junho, onde participou do aniversário do jogador Vágner Love e, depois, seguiu com os amigos para uma casa alugada em Angra dos Reis, para passar o fim de semana em festa, a exemplo das fotos anexadas ao processo, á época postadas na rede social Orkut. A resposta do goleiro faria com que Dayanne balançasse a cabeça negativamente e cobrisse o rosto com as mãos. "Foi mais ou menos uma hora e meia de desespero" - disse.]

O livro, como aborda o tema que eu mais aprecio, que são crimes reais, me pegou de surpresa e se tornou um dos meus favoritos do ano de 2014. Recomendo para quem gosta desse tema ou que queiram saber mais da história de Bruno ou de Eliza. Quem gosta de livros com tribunais também vai curtir bastante.

   
Eunice Ely

3 comentários:

Rizia

Com certeza é um livro super polêmico!
Acho que leria sim
Beijinhos
Rizia - Livroterapias

JannaGranado

Oi Niii eu também adoro livros com temas bem polêmicos e se tiver um julgamento melhor ainda...adorei a resenha e fiquei muito curiosa a respeito da história.


Beijos!!!
http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

euniceely

Janna... vc vai gostar.... O livro prende do começo ao fim!


Bjs!!!!

Postar um comentário