7

Resenha: Antes que eu vá - Lauren Oliver

Sinopse:


Samantha Kingston tem tudo: o namorado mais cobiçado do universo, três amigas fantásticas e todos os privilégios no Thomas Jefferson, o colégio que frequenta — da melhor mesa do refeitório à vaga mais bem-posicionada do estacionamento. Aquela sexta-feira, 12 de fevereiro, deveria ser apenas mais um dia de sua vida mágica e perfeita. Em vez disso, acaba sendo o último. Mas ela ganha uma segunda chance. Sete “segundas chances”, na verdade. E, ao reviver aquele dia vezes seguidas, Samantha desvenda o mistério que envolve sua morte — descobrindo, enfim, o verdadeiro valor de tudo o que está prestes a perder. ... Em uma noite chuvosa de fevereiro, Sam é morta em um acidente de carro horrível. Mas em vez de se ver em um túnel de luz, ela acorda na sua própria cama, na manhã do mesmo dia. Forçada a viver com os mesmos eventos ela se esforça para alterar o resultado, mas acorda novamente no dia do acidente. O que se segue é a história de uma menina que ao longo dos dias, descobre através de insights desoladores, as conseqüências de cada ação dela. Uma menina que morreu jovem, mas no processo aprende a viver. E que se apaixona um pouco tarde demais.

Minha Opinião:

Começo essa resenha avisando a todos que ela vai ser pra la de emotiva, Antes que eu vá foi um livro marcante, que me emocionou muito e me fez repensar em muios atos que cometi ou que posso cometer, sem saber que todos os meus atos tem consequências não somente em mim, mas principalmente nas pessoas que me cercam.

O livro nos conta a história de Sam, ela começa o livro nos contando como foi sua morte, o que traz uma carga emocional imensa para o livro, Sam é uma garota popular, junto com suas amigas inseparáveis  formam o grupo mais badalado do colégio, ela namora o astro mais cobiçado da escola e tem uma vida aparentemente perfeita, até que ao voltar de uma festa ela sofre um acidente de carro e morre. 

A partir daí, Sam começa a reviver sua morte dia após dia, sendo que suas ações mudam o seu destino, mas no dia seguinte ao acordar, esta presa de novo no dia de sua morte.

No começo, nós vemos uma Sam que só se importa consigo mesma, egoísta  que não mede suas consequências e que não se importa em pisar nos outros para continuar dentro da elite.

Junto com suas amigas, ela manda e desmanda na escola, humilhando quem não é popular e se ignorando também.

O que ela faz com a Juliet, é cruel, o que nos causa uma enorme raiva ao ler o livro, achei brilhante o jeito que a Lauren nos mostrou o bullying e como ao narrar o livro e morrer diversas vezes, Sam se descobre e nos desafia a pensar sobre nossas próprias atitudes.

"Mas antes que comece a me acusar, permita-me fazer uma pergunta: o que fiz foi realmente tão ruim? Tão ruim que eu merecia morrer por isso? Tão ruim que eu merecia morrer assim?
O que eu fiz foi realmente tão pior do que o que todo mundo faz?
É realmente muito pior do que o que você faz?
Pense a respeito" Pag. 64

E é assim que nós, ao ler esse livro tão maravilhoso, nos pegamos pensando em nossas ações, aquelas que achamos que não tem consequências, mas que pode destruir alguém ...

"Você acha que eu estava sendo tola? Ingênua?
Tente não me julgar. Lembre-se de que somos iguais, eu e você.
Também pensei que fosse viver para sempre." Pag. 102



Esse livro me fez repensar a minha vida, como eu fui, o que eu sou e o que poderei ser, de que como o nosso tempo é precioso e o perdemos por tantas coisas sem importância,  trabalhamos demais, não temos tempo para nós mesmos, e tudo isso para que???


"O que estou querendo dizer é: talvez para você possa se dar ao luxo de esperar. Talvez para você haja um amanhã. Talvez para você haja mil amanhãs, ou três mil, ou dez, tanto tempo que você pode se banhar nele, girar, deixar correr como moedas entre seus dedos. Tanto tempo que pode desperdiçar.
Mas para alguns de nós só existe hoje. E a verdade é que nunca se sabe." Pag. 205


Esse livro deveria ser leitura obrigatória para todos, ele deve ser degustado, pagina por pagina, para vermos que podemos aprender com nossos erros, e que com um gesto podemos mudar um destino, e o que melhor que mudar o nosso próprio destino???

"... acho que morrer é a coisa mais solitária que se pode fazer. " Pag. 211

Alem de tudo que já disse, o livro tem um romance dos mais fofos e queridos que já vi, o Kent é um personagem intenso e maravilhoso, me conquistou desde seu primeiro sorriso.

"... Não ouço Kent se mover, mas de repente sua voz está mais próxima, e ele encontrou minhas mãos no escuro e as segura nas dele.
- Naquele dia prometi que seria o seu herói também, independentemente de quanto tempo demorasse - ele sussurra." Pag. 259

O que mais gostei, foi a forma que a Lauren desenvolveu a historia, dando a chance da Sam perceber ao longo de seu dia, como ela era e como sua vida era oca e vazia, ao reviver o mesmo dia por tantas vezes, ela consegue ver o que ninguém presta atenção  na correria do dia a dia, ela vê como suas ações são importantes, e como todos os nossos dias são importantes, independentemente de ser o último ou não, pois nós mesmos não sabemos.

Por que eu recomendo Antes que eu vá? Por que esse livro me fez rir, chorar, emocionar, refletir e acima de tudo pensar em como viver é uma coisa mágica e como todos nossos dias são únicos, como a nossa vida é única e que devemos dar total valor a ela. 

Livro merecidíssmo das minhas 5 estrelas, favoritado no skoob e concorrente fortíssimo a melhor leitura do ano !!!

Booktrailer:


O livro é inteiramente maravilhoso, para quem ainda não percebeu, olhem só o tamanho da minha empolgação com ele:


Se pudesse, marcaria ele todinho, pois ele é inteiramente lindo * *


Renata Sara

7 comentários:

Mariana Siqueira

Ah, que tudo! Quero ler! Me lembrou Antes de Morrer - Jenny D.
*-* com certeza vou amar ;*


Mariana Siqueira
http://loveloversblog.blogspot.com

Denir Junior

Olá Renata!
Gosto de livros que nos faz pensar e se for romance que não termina em morte, melhor ainda, pois eu gosto é do final feliz (meloso mesmo).
ótima resenha!
Abraços.

Rafa* Oliveira*

Nossa, não consegui parar de ler a resenha nem por um minuto, tudo extremamente lindo. Já tinha vontade de ler o livro, agora encontrei a confirmação, quero muito ler.
Rafa
Blog Melody
http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

Renata Sara

Oie Rafa :)


Que bom que você gostou da resenha ^^


Leia esse livro, garanto que não vai se arrepender !!!


Mas prepare-se você ira se emocionar demais !!!


Livro super indicado ^^


Amei seu comentário, muito fofo ^^


Espero te ver sempre por aqui :)


Beijus


Renata Sara

Renata Sara

Olá Denir, tudo bem???


Esse livro nos faz pensar muito !!!


O final não conto nem sobre tortura kkkkk


Se conseguir leia, você vai amar !!!


Ahhhhh, minha próxima leitura vai ser adivinha???


Seu livro :) Vou ler nesse feriadão ^^


Beijus


Renata Sara

Renata Sara

Oie, Mariana :)


Acredita que ainda não li Antes de Morrer??? E olha que me foi super recomendado, você gostou?


Leia tenho certeza que vai amar tanto quanto eu !!!


Beijus


Renata Sara

Gladys Sena

Gostei da resenha.


Gosto de livros que nos levam a reflexão.


O booktrailer é bem interessante.


Bjo.

Postar um comentário