Sinopse:
Mike se esforça para agradar o pai que só se
interessa por cálculo. A distância entre os dois fica cada vez maior, já que
Mike tem algumas dificuldades com matemática. Então seu pai o manda para a
Pensilvânia para participar de um projeto de engenharia, Mike se anima, pois
pode ser uma alternativa para agradar seu pai. Mas quando ele chega lá, nada é
como ele imaginava. O projeto não tem nada de engenharia e ele passa a
trabalhar com uma tia de 80 anos, um homem sem-teto e uma menina
punk-rock.
Comprar: Editora, Siciliano, Cia dos Livros e Livraria da Folha.
Minha Opinião:
Nesse livro conhecemos a história de Mike, um garoto experto, inteligente e dedicado. Ele mora com seu pai, um cientista que sempre esta muito ocupado consigo mesmo, não dando devida atenção a seu filho, só conseguindo arrumar tempo para pressiona-lo a ser um gênio como ele próprio é, ignorando as qualidades de Mike e o seu real valor. Quando chega as férias, seu pai recebe uma proposta de trabalho fora do país e não tendo com quem deixar Mike, resolve manda-lo para a casa de seus parentes distantes Poppy e Moo.
Lá o pai de Mike espera que ele passe as férias estudando matemática e desenvolvendo um poço artesiano, já que julga que o Poppy é um engenheiro renomado.
Chegando a Pensilvânia, Mike descobre que nada é o que parece. Ao pisar na cidade de Do Over (Na verdade é Donover mas a placa de bem-vindo à cidade esta caindo aos pedaços), ele descobre que Poppy e Moo acabaram de perder seu único filho e que a vida desses dois senhores esta de pernas para o ar, assim como o restante da cidade.
Mike que sempre se achou incapaz de lidar com problemas, se vê no meio de um monte deles, Poppy esta amargurado e sem vontade de viver, a Moo esta totalmente endividada e o poço artesiano que salvaria sua relação com seu pai na verdade não existe. E é nessa hora que a vida de Mike e de toda a cidade vai mudar.
Mike descobre que uma amiga de Moo quer adotar uma criança e que para isso ela precisa juntar a quantia de 40.000 mas na verdade eles até agora não conseguiram nem 3.000 e o prazo esta se esgotando muito rápido, para que essa adoção se concretize, Mike terá que assumir a liderança do projeto, organizar um festival, angariar doações e coordenar todos os projetos da cidade com a ajuda de Moo e de Past um mendigo que esconde muitos mistérios.
O valor absoluto de Mike é um livro infanto juvenil muito bem escrito, cativante, que fala diretamente para o publico jovem, numa linguagem ágil e envolvente que consegue cativar a todos os outros públicos também. É uma história que nos mostra o valor de uma verdadeira amizade, que a união faz sim a força e que cada um tem o seu valor, seja você um garoto sem confiança ou um mendigo sem dinheiro, todos somos importantes a nossa maneira, e o mais importante da vida é não julgarmos uns aos outros por sua aparência e sim pelo seu caráter.
A leitura do livro foi muito fluente, os personagens principais e secundários me cativaram muito, impossível não se encantar com Mike e admira-lo por sua coragem de tomar as rédeas de algo tão difícil como é ser o responsável direto por um sucesso de uma adoção ou por Moo que mesmo após a morte de seu filho, é uma mulher alegre, com vontade de viver e de ajudar a todos a sua volta.
Recomendo a leitura desse livro para todos, desde os mais jovens aos mais velhos, pois creio que a mensagem proposta pela autora deve ser espalhada e compartilhada, que serve como lição para todos, pois todos temos o nosso verdadeiro valor, um valor absoluto, um valor só nosso.
Beijus
Renata Sara
Minha Opinião:
1 comentários:
Amei *-*
obg por comentar no meu blog (O clube da Meia noite)
bjs
seu blog é incrível *-*
parabéns!
Postar um comentário