9

Resenha: Alice no País das Maravilhas - Lewis Carroll - Editora: Martin Claret


Sinopse:

"Alice's Adventures in Wonderland" (frequentemente abreviado para "Alice in Wonderland") é a obra mais conhecida de Lewis Carroll (1832-1898), sendo considerada obra clássica da literatura inglesa. O livro conta a história de uma menina chamada Alice que cai em uma toca de coelho e vai parar num lugar fantástico povoado por criaturas peculiares e antropomórficas.

O livro faz brincadeiras e enigmas lógicos, o que contribuiu para sua popularidade. Carroll também faz alusões a poemas da era vitoriana e a alguns de seus conhecidos, o que torna a obra mais difícil de ser compreendida por leitores contemporâneos. É uma das obras escritas da literatura inglesa que tiveram mais adaptações na história do cinema, TV e teatro.

Minha Opinião: 


Comecei a ler esse livro por causa do Clube do Livro em que sempre vou e adoro, o VAP - Virando a Pagina, aqui de São Paulo, essa era a leitura do mês de março e por esse motivo resolvi -lo.


Há muito tempo atras, assisti ao filme produzido pela Disney e me encantei pelo mundo mágico que a Alice criou, então fui com uma expectativa enorme para ler o livro, não posso dizer que me decepcionei, posso dizer que ele não é o que eu pensava e esperava.

Ele foi escrito há muito tempo atras, em 1866 para ser mais exata, a versão que eu comprei e li é a da Martin Claret, uma edição muito bonita, cheia de ilustrações e com o texto na versão integral, ou seja, nada foi mudado e nem adaptado, creio que esse tenha sido o motivo para não ter gostado tanto do livro.

Por ter sido escrito há tanto tempo, a leitura do livro foi cansativa, pois o vocabulário é bem antigo, e não achei o ideal para crianças, concordo que ele escreveu a muito tempo, mas  li livros bem antigos, tanto quanto esse, com a escrita e narrativa bem mais fluida.

Também vi que a Disney melhorou e muito a história,  que o mundo inventado por Lewis 
é realmente incrível, mas não o ideal para crianças, achei que as loucuras que a Alice vive e o jeito de alguns personagens, como a lagarta, são pesados demais para o universo infantil, deixo claro que essa é a minha opinião, outras pessoas podem ler e achar o contrário. 


O desenrolar da história é aquele que todos já sabem, a Alice  um coelho correndo, segurando um relógio na mão e dizendo que ele esta muito atrasado, a Alice não acha estranho ele falar, mas sim o fato dele carregar um relógio, devido a isso, ela resolve segui-lo e cai dentro de uma mundo completamente novo e estranho, la ela conhecera novos mundos e personagens, e começara sua incrível aventura nesse país tão diferente e mágico.


Recomendo a leitura do livro por ser um clássico e por que a história em si é boa, a edição da Martin Claret também é bem recomendada, mas se sua intenção é ler ou presentear uma criança, indico que compre um livro ilustrado e adaptado pela Disney.

PS: As ilustrações acima são da edição da Martin Claret.

Confira outras capas desse livro: 




Trailer do filme na versão original:



Trailer do filme na versão animada mais recente:



Trailer na versão adulta (que eu amei !!!):




Espero que tenham gostado.

Beijus

Renata Sara