9

Resenha: Alice no País das Maravilhas - Lewis Carroll - Editora: Martin Claret


Sinopse:

"Alice's Adventures in Wonderland" (frequentemente abreviado para "Alice in Wonderland") é a obra mais conhecida de Lewis Carroll (1832-1898), sendo considerada obra clássica da literatura inglesa. O livro conta a história de uma menina chamada Alice que cai em uma toca de coelho e vai parar num lugar fantástico povoado por criaturas peculiares e antropomórficas.

O livro faz brincadeiras e enigmas lógicos, o que contribuiu para sua popularidade. Carroll também faz alusões a poemas da era vitoriana e a alguns de seus conhecidos, o que torna a obra mais difícil de ser compreendida por leitores contemporâneos. É uma das obras escritas da literatura inglesa que tiveram mais adaptações na história do cinema, TV e teatro.

Minha Opinião: 


Comecei a ler esse livro por causa do Clube do Livro em que sempre vou e adoro, o VAP - Virando a Pagina, aqui de São Paulo, essa era a leitura do mês de março e por esse motivo resolvi -lo.


Há muito tempo atras, assisti ao filme produzido pela Disney e me encantei pelo mundo mágico que a Alice criou, então fui com uma expectativa enorme para ler o livro, não posso dizer que me decepcionei, posso dizer que ele não é o que eu pensava e esperava.

Ele foi escrito há muito tempo atras, em 1866 para ser mais exata, a versão que eu comprei e li é a da Martin Claret, uma edição muito bonita, cheia de ilustrações e com o texto na versão integral, ou seja, nada foi mudado e nem adaptado, creio que esse tenha sido o motivo para não ter gostado tanto do livro.

Por ter sido escrito há tanto tempo, a leitura do livro foi cansativa, pois o vocabulário é bem antigo, e não achei o ideal para crianças, concordo que ele escreveu a muito tempo, mas  li livros bem antigos, tanto quanto esse, com a escrita e narrativa bem mais fluida.

Também vi que a Disney melhorou e muito a história,  que o mundo inventado por Lewis 
é realmente incrível, mas não o ideal para crianças, achei que as loucuras que a Alice vive e o jeito de alguns personagens, como a lagarta, são pesados demais para o universo infantil, deixo claro que essa é a minha opinião, outras pessoas podem ler e achar o contrário. 


O desenrolar da história é aquele que todos já sabem, a Alice  um coelho correndo, segurando um relógio na mão e dizendo que ele esta muito atrasado, a Alice não acha estranho ele falar, mas sim o fato dele carregar um relógio, devido a isso, ela resolve segui-lo e cai dentro de uma mundo completamente novo e estranho, la ela conhecera novos mundos e personagens, e começara sua incrível aventura nesse país tão diferente e mágico.


Recomendo a leitura do livro por ser um clássico e por que a história em si é boa, a edição da Martin Claret também é bem recomendada, mas se sua intenção é ler ou presentear uma criança, indico que compre um livro ilustrado e adaptado pela Disney.

PS: As ilustrações acima são da edição da Martin Claret.

Confira outras capas desse livro: 




Trailer do filme na versão original:



Trailer do filme na versão animada mais recente:



Trailer na versão adulta (que eu amei !!!):




Espero que tenham gostado.

Beijus

Renata Sara

9 comentários:

Hugo Roger

Bela resenha! Lewis Carroll é um gênio, sua obra é pertpétua!

http://legadodaspalavras.blogspot.com.br/

Mah Barbosa

Fiquei curiosa por essa versão que você leu, quem sabe um dia não consiga ler também.

alice aguiar

eu estou querendo essa edição ilustrada (segunda edição das que vc mostrou ai em baixo) eu tenho a primeira de capa amarela sahusahushu estou lendo por sinal

Natália Pereira

Não li ainda o livro, só vi o filme que o John Deep participou. Beijos

Ariana Mariela Wolf

Alice no País das Maravilhas me lembra a minha infância! Deliciosa lembrança!

Parabéns pelo blog. Lindo!

http://arianaviajante.blogspot.ie/

Gladys Sena

Acho que essa é a trama infantil que mais tive contato, pois assisti ao filme da Disney, li em quadrinhos e por aí vai...rsrs.
Já achava a trama um pouco pesada para crianças, a lagarta fuma que nem uma chaminé!

Kelly Muniz

Alice no País das Maravilhas é realmente um clássico né?!

Nunca li nada, mas sei que a história é boa. Não desperta o meu interesse, mas ainda é um dos livros bem falados. Parabéns pela resenha flor.

Bjokass

http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

Waldirene Bandeira

Até que enfim encontro alguém que acha a lagarta pesada pra um livro infantil..sempre achei aquilo estranho...
Alice nunca foi meu livro infantil preferido, nem perto. Tenho uma versão da disney em casa..muito linda.
beijos.

Rafael César

Também acho a capa muito linda!!

Nunca me interessei em ler essa história, apesar de ser um clássico, mas eu amo o filme - o qual tem o Johnny Depp -
Gostei da sua resenha pois foi sincera, parabéns!!


Bjos

Postar um comentário