11

Resenha: Esc@ndalo – Therese Fowler - @Novo_Conceito


Sinopse: Amelia Wilkes tem um pai rigoroso que não permite que ela namore, mas isso não a impede de viver um romance secreto com o cativante Anthony Winter. Desesperadamente apaixonados, os dois sonham uma vida juntos e planejam contar tudo sobre seu amor aos pais de Amelia... Mas só depois que ela completar dezoito anos — e for legalmente reconhecida como adulta. No entanto, a paixão do casal é exposta mais cedo do que o previsto... Eles são jovens, andam grudados aos seus celulares e postam todo tipo de informação — inclusive aquelas informações mais particulares, que só deveriam dizer respeito a eles mesmos — até que o pai de Amelia encontra fotos de Anthony, nu, no computador de sua filha. Poucas horas depois, Anthony é preso. Apesar dos protestos de Amelia, seu pai usa de todo o poder e influência entre os policiais, e entre os meios de comunicação, para transformar Anthony em um pervertido que caçava sua inocente filha. De mãos atadas, cabe aos dois apaixonados arriscar uma última saída, ousada e perigosa, e apagar a acusação de sexting que Anthony recebeu.

Minha Opinião: O livro conta a história de Amelia e Anthony, sobre amor proibido, privacidade devassada e vidas em jogo, um Romeu e Julieta de nossos dias. 

Amelia vem de uma família de alto padrão, onde o pai é super protetor e a coloca no melhor colégio, nos melhores cursos, em aula de dança, teatro... ela adora teatro e quer um dia atuar, sua vontade é ir para uma faculdade, mas o pai quer que ela vá para outra. Anthony é um típico garoto, filho de professora, sem maiores regalias.

Amelia e Anthony se conheceram quando Amelia tinha 16 e ele 17 anos e começaram a namorar escondidos, pois o pai de Amelia é muito rígido, ela quer contar para os pais apenas quando tiver 18 anos. Porém o pai de Amelia um dia descobre fotos de Anthony nu no computador de Amelia e o denuncia e Anthony é preciso logo em seguida.

A história nos prende do inicio ao fim, tanto que comecei a ler o livro e só o peguei duas vezes e terminei, mesmo sendo um livro grande, de 381 páginas, Therese Fowler soube nos prender, nos chamar a atenção nas nossas ações, mexe com nossos sentimentos profundamente.

Amelia mesmo sendo uma filhinha de papai, conseguiu que eu a admirasse e gostasse dela desde o começo, ela sabe se impor e mesmo fazendo algumas coisas infantis, pois ela só tem 17 anos mesmo.

“- Estragar? – Disse o pai, indignado, seguindo-a. – Meu dever, nosso dever, é protegê-la; o que, a partir de agora, significa protegê-la de você mesma e também dele, até você voltar a ver as coisas direito outra vez. Estava tudo bem e no bom caminho até você conhecer esse rapaz. Antes de conhecê-lo, nós sabíamos quem você era.- Minha vida Começou quando eu o conheci – disse ela, antes de virar-se e atravessar a sala em direção á grande escadaria sinuosa daquela casa ridícula que se tornara sua prisão.”

Anthony foi um personagem menos carismático pra mim, mas tenho certeza que todos vão gostar, em vários momentos senti pena dele, por sua posição na sociedade, das maldades feitas e de seus sentimentos por Amelia serem tão doloridos. Sua mãe também me agradou muito, por ser uma verdadeira mãe, que confia no filho, que o apoia, e que sempre está lá para o que der e vier.

Agora o pai de Amelia, só tenho coisas negativas para falar dele, mesmo sabendo que tudo que ele faz é para o bem de sua filha, para protege-la, não consigo dizer que ele é um bom pai e agiu com sinceridade e tudo o mais. Ele quer que ela seja o que ele criou em sua imaginação, um pai mega protetor que acabou vendo que a filha não era o que ele imaginava e suas ações levam ao cume da história. Tudo que ele faz acaba gerando uma reação que nem ele poderia imaginar.

O livro cita um filme que eu adoro, chamado Pecados íntimos, e acho que tem tudo a ver com a historia.

A mãe de Amelia é meio neutra na história, mas em alguns momentos tenta “reagir” e acabei gostando dela também.

A diagramação do livro é perfeita e a história é dividida em 3 atos, que não vou citar aqui para não estragar a surpresa. Therese Fowler nos prendeu do começo ao fim, e o livro conta a história baseada no acontecimento de sua vida, onde seu filho é preso em 2009 sob a acusação de sexting, e no livro explica sobre essa prática. Vale muito a pena ler.

Esc@ndalo me surpreendeu. Recomendo para todos que gostam de romance proibido ou para quem quer passar um final de tarde delicioso lendo um romance leve e bom.



Eunice Ely