13

Resenha: Morra Por Mim - Revenants - Livro 01 - Amy Plum da Editora Farol Literário

Sinopse:

Depois que seus pais morrem em um acidente de carro, Kate e sua irmã, Georgia, vão morar com os avós em Paris. Enquanto Georgia encontra na balada a cura para sua tristeza, Kate é mais introspectiva e se recusa a sair e se divertir, até resolver ir para um café com seus livros para tomar um pouco de sol. Ela conhece Vincent, um belo e misterioso garoto parisiense. Ao se relacionar com o menino e descobrir sua história, Kate tem que escolher entre deixar sua paixão de lado e seguir a vida em segurança, e assumir seus sentimentos e toda a complicação que seria namorar alguém imortal e com inimigos, e mudar para sempre sua vida.
"Eu sabia que existia algo diferente em Vincent. Eu tinha sentido isso, mesmo antes de ver sua foto no obituário. Era algo distante de mim, e muito obscuro para eu conseguir entender. Então eu ignorei. Mas agora vou descobrir quem ele é."

Minha Opinião:

Comecei a leitura do livro Morra Por Mim com altas expectativas, pois já tinha lido muitas resenhas dele na internet e a divulgação que a editora fez foi tão incrível, que assim que ele chegou, fiquei dando pulinhos de alegria e corri para -lo

O livro vai contar a história de Kate, há pouco tempo atrás ela perdeu seus pais em um acidente de carro, o que a deixou sozinha com sua irmã mais velha Georgia. Sem ter com quem ficar, as duas se mudam para a intensa Paris, local onde fica a casa de seus avós. Lá, cada uma lida com o luto de uma forma diferente, Georgia que sempre foi a irmã perfeita, a típica irmã mais velha que conhecemos, linda, carismática e encantadora, ela começa a sair para festas e mais festas, afim de viver a vida e esquecer um pouco a dor que esta sentindo, já Kate a irmã mais tímida e retraída, que se sente o patinho feio da casa, interioriza sua dor, ela fica dias em casa sem sair, não quer conhecer ninguém e não consegue entender como a irmã consegue ser tão feliz, sabendo que seus pais estão mortos. Depois de muito tempo curtindo essa dor, ela resolve começar a sair (depois de muita insistência de seus avós e da irmã) e ir a museus e cafés pela cidade, para ler um bom livro e pensar na vida e é então que em uma dessas saídas ela conhece Vincent, um cara misterioso e muito lindo que parece enfeitiça-la e que mudará sua vida para sempre.  

Morra por mim foi uma leitura rápida e agradável, a narrativa da autora é boa, quase não encontrei erros de ortografia e a premissa que a autora criou, foi inovadora, pois é bem diferente das modinhas a que estamos acostumados. 

Ao contrário dos livros sobrenaturais que vemos por aí, esse livro não vai falar sobre vampiros, lobisomens, entre outros, vai nos apresentar os Revenants, que são imortais, mas que ficaram dessa forma por uma razão bem especial e diferente, que não vou contar para não estragar a surpresa de ninguém, Vicent que é um revenant, é um personagem complexo, tem um passado sombrio e muito pesado, mas que se apaixona assim que vê Kate, uma jovem adolescente de dezesseis anos, que como já falei, esta perturbada pela morte de seus pais, o encontro dos dois desencadeia uma série de problemas para ambos, principalmente para Kate que se vê no meio de batalhas intermináveis e que  ainda tem que lidar com as consequências que a imortalidade traz para seu amado. 

A criatividade e a narrativa descritiva da autora me encantou muito, principalmente por me mostrar uma Paris diferente da que vemos nos livros, com ela conhecemos museus, praias  e cafés que me encantaram e me fizeram ter ainda mais vontade de conhecer a capital do amor. 

Diante disso tudo, gostei muito do livro, mas algumas coisas me incomodaram, como o fato de a personagem principal ser muito imatura e crer que tudo gira em torno dela, o que nem de longe é verdade (para vocês terem uma ideia, ela me lembrou muito a Bella da série Crepúsculo), mas é algo que acredito que vai mudar ao longo da série, pois o legal de uma série é ver isso, o amadurecimento dos personagens. Já a história em si também creio que irá amadurecer, pois vi muitas pessoas reclamando que o livro é raso e não se aprofunda na história de ninguém, eu não vi isso como um ponto negativo, creio que a autora fez isso para que nos despertasse curiosidade, para que em suas sequencias, pudesse se aprofundar mais nas histórias de cada personagem, pois não seria sábio da parte dela entregar todos os segredos de uma vez só.

No geral foi uma leitura agradável e que vale a pena ser lida, principalmente por prometer muito em suas sequencias, só tenho uma dica, não vá com tanta sede no quesito de batalhas, pois o livro é mais lento e só no final que engrena uma moderada batalha. 


Beijus 

Renata Sara