22

Boca a Boca - Role Playing Game




Galera, boa noite! Na sexta-feira  estive com a Renata e visitamos vários sebos. Perguntei pra ela se ela já havia jogado RPG e ela me contou que havia jogado apenas aqueles RPGs online. Então resolvi vir aqui para tentar mostrar um pouco para vocês o RPG que eu jogo e quem sabe incentivar vocês a entrar para esse mundo novo que eu me vejo presa há alguns bons anos. Espero que gostem da postagem, beijocas! ;* 


Role Playing Game


Existem vários tipos de RPG hoje em dia.  Ele costuma variar de lugar e de estilo. Existem pessoas que jogam o tradicional, que consistem em narradores, livros e dados. Existe um  mais moderno que é jogado via Tumblr e existe o RPG jogado por Orkut, que é o meu caso. Vocês já devem ter esbarrado com alguns fakes por ai, quem ainda usa o orkut deve ter mais probabilidade ainda, por que depois da chegada do nosso amado Facebook, muitas pessoas largaram o orkut e passaram a usar apenas o Facebook, deixando assim que os jogadores de RPG que jogam via Orkut, dominassem o grande mundinho azul. Existem alguns também que eu não conheço, então separei os que eu já vi e conheço um pouco. Separei também para vocês alguns prints e links bem legais para vocês poderem curiar a vontade e  ver melhor o tipo de RPG que se enquadra melhor para cada um. 


O que é RPG?


RPG é um jogo de interpretação onde cada jogador pode interpretar livremente  com seu personagem, desde que respeite a limitação do seu personagem e siga o sistema de jogo. No RPG você controla cem por cento o que vai fazer com seu personagem, você vai determinar o que ele vai ser e também vai decidir cada ação que ele irá tomar. São as suas escolhas que vão guiar a direção que o jogo vai seguir. 


RPG de Mesa. 






Existem vários gêneros de RPG de mesa e ele é até hoje o mais popular e o mais jogado no meio dos fiéis jogadores de RPG. Separei essa imagem para vocês verem como funciona os jogos via rolagem de dados e dei uma olhada em vários lugares para poder explicar direitinho para vocês todo o conceito do jogo de RPG de mesa (já que ele não é o meu forte).


O RPG de mesa é um jogo mais clássico se compararmos ele com os jogos online que eu citei acima. Antes da partida começar cada jogador recebe sua ficha com o conjunto de habilidades, força e personalidade que você pode usar em seu personagem. Existem muitas plataformas a se interpretar (Vampiros, Lobisomens, Zumbis, Fadas, Guerreiros, Magos...) e elas que guiam o jogo, seguindo a história juntamente com os outros jogadores, definido assim o enredo que o jogo for tomar. Em alguns jogos como o de estratégia você segue todo um conjunto de regras onde existem desafios para que você consiga vencer o jogo e assim eliminar todos os seus adversários. 
Um grupo de RPG pode ter de duas até dez pessoas, às vezes mais. Não existe um número específico, embora a maioria dos grupos tenha uma média de 4 até 6 integrantes. Na virada cultural já vi um grupo de 23 pessoas, então não existem um número certo de jogadores. Existe o Jogador (também conhecido como Player) e existe o Mestre. (também conhecido como GM - Game Master) É ele quem criara a história e indicará o que cada personagem deve fazer guiando assim as ações de todos os personagens de jogos. Ele é responsável em mestrar o jogo e definir todo o enredo da história. O narrador em geral não tem um personagem no jogo, mas controla todos os personagem que não estão sendo ocupado por nenhum dos jogadores. Por isso o narrador tem que conhecer todas as regras e tem que ser o mais experiente do grupo todo, assim ele vai orientar o jogo e facilitar qualquer dúvida que os jogadores venham a ter no decorrer do jogo.
Existem muitos tipos diferentes de RPGs  e cada um possui as suas próprias regras. Quando é uma ação complicada ou com grande chance de erro (como pular grande distância ou fazer uma algo considerado difícil para o seu personagem), o narrador pode exigir um teste, que é feito com uma jogada de dados. De forma geral, quando um jogador decide fazer alguma coisa, o narrador decide e narra para ele o resultado, mediante a rolagem de dados. Cada jogo possui suas próprias regras para definir o sucesso ou falha de cada ação, com a rolagem de dados é calculado a probabilidade do resultado ser ou não favorável. Ganha o jogo quem sobreviver no final, ou o grupo que cumprir a sua missão primeiro. O narrador  e o jogo vão determinar quem é o vencedor. 





Eu particularmente, não tenho muita experiencia jogando  RPG de mesa, mas acho muito interessante e já me arrisquei em alguns jogos, vale a pena conferir.  Os livros que eu já li e recomendo pra quem queira ler e entender melhor como os jogos funcionam





Lobisomem: O Apocalipse é um jogo de RPG da editora estadunidense White Wolf, publicado no Brasil pela Devir Livraria. É um dos mais conhecidos títulos da série "Mundo das Trevas". O jogo usa o sistema Storyteller para o desenvolvimento e a interpretação dos fatos e eventos. Com um clima de horror selvagem (diferente do horror psicólogico e pessoal de Vampiro: A Máscara), Lobisomem é um dos RPGs mais consagrados do Mundo das Trevas. O jogo foi criado por Mark Rein*HagenRobert Hatch e Bill BridgesO jogo trata do mito dos Garou (como os lobisomens se autodenominam), guerreiros metamorfos que lutam para proteger a Terra da destruição causada pela Wyrm. As chances de derrotar este mal, porém, a cada dia diminuem, tornando os lobisomens destinados a derrota. O objetivo do jogo é extrair o máximo de drama e historia possível da luta contra Wyrm e sua consequente derrota.



Vampiro: A Máscara é um cenário de RPG de horror pessoal, baseado no sistema Storyteller e centrado nos vampiros em um mundo Punk-Gótico. Publicado originalmente em 1991 por Mark Rein*Hagen, pela editora White Wolf, chegou a ter uma segunda edição em 1992 e uma edição revisada em 1998. O título da série A Máscara possui dois sentidos, o primeiro referindo a tentativa da Camarilla de esconder os vampiros da humanidade, de seus governantes e da mídia; o segundo sentido é usado para se referir ao esforço dos vampiros de convencer a si mesmos de que eles não são os monstros que se tornaram. 






Changeling: O Sonhar é o último dos cinco RPG originais da linha Mundo das Trevas, White Wolf, Lobisomem: O Apocalipse, Vampiro: A Máscara, entre outros, que foram criados por um dos mais famosos escritores de RPG do mundo, Mark Hein Ragen. O jogo é sobre fadas porém com uma visão muito diferente sobre as mesmas, excluindo assim aquela idéia de fadas minúsculas e com asinhas cintilantes, meigas, como Sininho de Peter Pan. O contexto se passa no mundo atual só que um pouco futurístico onde a civilização já está se matando, esses seres sobrevivem graças ao Glamour que ainda existe, por menor que seja, e lutam contra a banalidade para manter essas fontes de Glamour vivas.





Mago, A Ascensão é um RPG de horror pessoal que fala sobre magos na era moderna lutando pela sobrevivencia e pela busca da iluminação (ascensão). Outros jogos dessa série são: Vampiro: A Máscara, Lobisomem: O Apocalipse, Wraith: The Oblivion, Changeling: O Sonhar, Hunter: The Reckoning, Demônio: A Queda, entre outros. Esta linha foi sucedida pelo Novo Mundo das Trevas (World of Darkness), composto por Vampire: The Requiem, Werewolf: The Forsaken, Mage: The Awakening e Promethean: The Created. Utilizando-se das esferas mágicas, os Despertos (magos) alteram a realidade de acordo com a sua vontade. Porém, o mago não pode utilizar-se deste poder do modo que quiser. Se abusar, sofrerá as consequências.




RPG via Tumblr 


Esse eu nunca joguei, mas vi e achei bem legal. O esquema é similar ao RPG que eu jogo por orkut e é mais usados por aqueles que dominam bem o tumblr  (o que não é o meu caso.) Separei para vocês terem uma ideia melhor alguns prints e vou deixar o link do Tumblr para vocês darem uma boa conferida e entenderem melhor como funciona esse tipo de RPG. 

Dados Principais




A apresentação do personagem costuma ser que nem as apresentações do Orkut, consiste no nome do seu personagem, o shape que você vai usar (que é a foto do seu personagem) No caso da imagem acima a garota escolheu usar a Kaya Scodelario. Você pode usar a foto de quem você quiser para o shape do seu personagem. A idade, o que seu personagem é (lobisomem, vampiro, humano, alma invasora - como a garota da foto escolheu)  a escolha é inteiramente sua.

História




Você pode escolher a história que você quiser. Nesse caso a menina usou como foco a história do livro "A Hospedeira - Stephenie Meyer" porem você pode inventar a história que você quiser, seja sendo o personagem de um livro, um seriado, uma novela, ou puro fruto da sua imaginação, você escolhe. O que vale aqui é a criatividade e a riqueza de detalhes na sua história, afinal ela será a base para todos os seus jogos. 

Amigos, família, namoros e etc...





Se você quiser jogar e não tiver nenhuma base, existem muitos jogadores que buscam pessoas para complementarem os seus jogos, seja como amigos, família ou em alguns casos pares românticos.  Caso você queira começar com uma história pronta, essa é uma ótima opção. 


Turnos/Enredo

 

Os turnos (enredos ) da histórias são semelhantes ás escritas de livros, está ai a diferença entre o RPG online e o RPG de mesa, nesse você tem a liberdade de fazer o que bem entender com o seu personagem sem precisar da orientação de um narrador. Você envia (posta) a sua parte da narrativa e os outros jogadores vão dando a sequencia na história como se fossem escrever um livro (que após o final do jogo acaba ficando incrivelmente parecido com um)  Você pode colocar gifs e fotos, pode colocar as letras coloridas e escrever em primeira ou em terceira pessoa, o importante é dar continuidade a história e se entregar ao espírito da coisa. Vale a pena conferir! 


Segue o link para quem quiser dar uma conferida nesse RPG  da ilustração: http://thehost-rp.tumblr.com/


RPG via Orkut



Esse é o que eu jogo há mais de 6 anos. Separei pra vocês um antigo perfil que eu usava só para vocês poder terem uma ideia legal do modo que funciona. Você cria um perfil no orkut,  lá preenche com os dados do seu perfil, escolhe um shape e monta uma história. Existem comunidades onde você pode divulgar seus jogos e achar pessoas novas para conhecer. Conheci jogando RPG mais de 22 pessoas pessoalmente, fora as inúmeras amizades que eu construí, mas que ainda não tive como conhecer pessoalmente. São muitas pessoas conectadas o tempo todo, jogando, conversando e entrando para esse universo paralelo. 

Perfil 





Esse perfil eu fiz há um bom tempo, ele é baseado no livro Dezesseis Luas (Beautiful Creatures) - Garcia, Kami; Peterson, Margareth. Usei as ideias do livro e criei a minha própria personagem. Vocês podem ver pela história que eu usei a ideia principal do livro, mas inclui a Brida como uma das bruxas da linhagem Duchanne. É super simples e fácil ter um fake, basta criar um personagem e estar disposto a jogar. Existem muitas pessoas que fazem um fake, apenas para jogar conversa fora e conhecer pessoas novas, mas muitos estão voltados para o RPG. Printei a maior comunidade de divulgação de jogos que eu conheço aqui no RPG pra mostrar pra vocês mais ou menos como funciona essa parte. 


Comunidade de Divulgação





Pelo número de pessoas dá pra ver quantas pessoas estão procurando jogos, a orb é bem legal para divulgar tramas e procurar jogos.  Lá você encontra diversas plataformas, Supernatural, Real Life, Gossip Girl, Medieval, Potteriano, Erótico, Policial e dentre outras, afinal o universo RPG pode ser baseado naquilo que você imaginar e desejar. 



Turnos e Enredo

Existe uma comunidade que eu jogava há um tempo atrás, o nome dela é ;★ ☆ Turnos & Ħıstórıαs ― RPǤ™ lá você encontra os ambientes montados e só precisa ter o trabalho de postar o seu jogo. Caso você ainda não tenha com quem jogar, lá eu indico que terá bons jogos e bons jogadores. Escolhi para mostrar para vocês a cidade Nora Iorque, é tudo bem organizado para quem quiser jogar.




O esquema do enredo é o mesmo que vimos no tumblr, você manda a sua parte da história e a pessoa que vai  jogar com você vai complementando o enredo e assim mantendo o jogo ativo. Você escolhe o que vai ser, você escolhe o que vai jogar. 




Links das comunidades que eu citei





Garanto a vocês que é algo super divertido e interessante pra quem gosta de livros e gosta de escrever. Se quiserem me add no facebook para saber um pouco mais sobre esse mundo do RPG, fique a vontade. Espero que tenham gostado do que eu escrevi e que tenha motivado vocês para tentar jogar qualquer dia. Um beijão! 



Jackie Cerone



  



22 comentários:

Maria Valéria

ai, que saudade dos tempos que eu jogava RPG... aiai fiquei nostálgica com esse post...


http://torporniilista.blogspot.com.br/

Jackie Cerone

Jogava qual deles, Maria?

Não me entenda mal

Eu jogava quando era mais jovem e adorava. Depois de um certo tempo perdi o interesse e nunca mais voltei a jogar, mas era legal.

Beijos, Romário.

www.naomeentendamal.com.br

Anônimo

Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of any widgets I could add
to my blog that automatically tweet my newest twitter updates.
I've been looking for a plug-in like this for quite some time and was hoping maybe you would have some experience with something like this. Please let me know if you run into anything. I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.

Here is my website - Mindcrack Gameplay

Kelly Muniz

Eu nunca joguei RPG, mas também nunca tive curiosidade em jogar. Na verdade nem sabia direito como que funcionava. Gostei demais do seu post e agora entendi perfeitamente como que funciona todo este mundo. E bateu muita vontade de jogar.
Amei o post.
Bjokass

Jackie Cerone

Que bom que gostou Kelly! Ser quiser jogar e precisar de ajuda, pode contar comigo, viu? Um grande beijo. ;*

Aris

Saudades de jogar RPG. Já joguei Gurps e mestrei Gurps, joguei D&D, Vampiro (especialmente Lives), Mago e outros sitemas, mas daí foram experimentais. Sempre participei de jogos de mesa, que, na minha opinião, são os melhores e de Lives, extremamente divertidos :-)
Eu recomendo e muito, além disso, mestrar, apesar de dificl, é muito legal ;-)
Bj, Aris.

Taty

Nossa eu curto RPG pra caramba e faz tempo que não jogo, mas prefiro os de mesa tenho muitos livros e todos os dados até dado de tempo eu tenho mas falta um mestre e jogadores rsrs


bjos

Rafael César

Confesso que não sou ligado muito a games e não conheço nada sobre RPG!!

Achei o Post bem detalhado e explicativo e um pouco longo, pena que eu não me interesso muito /=

Parabéns pelo post Jackie

Bjinhos

@RafaelCesar89

http://livrospuradiversao.blogspot.com.br/

Jackie Cerone

Obrigada pelos parabéns.
Que pena que não se interessou. ):
Beijos

Jackie Cerone

Poxa Taty, tá difícil encontrar quem mestre né?!
Mas você joga qual? Eu ultimamente só tenho pego meu Lobisomem: O Apocalipse para jogar e mesmo assim é difícil achar quem jogue. ):

Jackie Cerone

Eu gosto bastante também, mas não tenho companhia para jogar os de mesa.
Quem sabe eu não encontre uma galera legal, você jogava onde?

Taty

O mais complicado é achar um mestre bom por que a maioria quer jogar e não mestrar rsrs, eu jogava de tudo mas prefiro os jogos épicos com seus heróis, o mundo de tormenta e outros nessa linha


bjos

Cristiane Silva

mega explicação, tem muita coisa. Mas não costumo conferir muito isso, fico com meus livrinhos, são meus jogos prediletos!

Jackie Cerone

Verdade a galera é mais ligada em jogar do que mestrar, por isso que os metres hoje em dia andam bem disputados. Hahahahaha Muito legal!

Jackie Cerone

Ahhh sim, livros são tudo de bom também!

Aris

Em Santa Maria e depois porto Alegre - RS
Uma vez que você aprende e começa a gostar, não deixa mais de gostar de jogar RPG, hehehehehe.

Mah Barbosa

Até hoje não entrei nesse mundo, acho que por falta de tempo mesmo pois eu sei que quem joga, se dedica muito.

Evelyn Leal

Muito boa a explicação, bem detalhada e um pouquinho longa.
RPG é muito interessante, mas não consigo me interessar =/

Gladys Sena

Post bem esclarecedor, para os leigos como euzinha, :)
Meu irmão caçula que sempre gostou de jogar rpg. Nunca fui muito chegada não, rsrs.

GihAlves

Nossa, descobri agora que sei só o básico, rsrsrsr

Acho mega legal, adoro ter controle sobre meu personagem (mas às vezes eu faço cada coisa que agradeço por ser só um personagem HAHAHAHAHH)

Gih Alves || http://jeito-inedito.blogspot.com.br
{ah, eu tô seguindo. Se puder retribuir ficarei muito agradecida :D}

Anônimo

If you wish for to increase your experience only keep visiting this web page and
be updated with the latest information posted here.


Feel free to visit my webpage; Path of Exile Currency

Postar um comentário