Sinopse:
Meredith e Nina Whiston são tão diferentes quanto duas irmãs podem ser. Uma ficou em casa para cuidar dos filhos e da família. A outra seguiu seus sonhos e viajou o mundo para tornar-se uma fotojornalista famosa. No entanto, com a doença de seu amado pai, as irmãs encontram-se novamente, agora ao lado de sua fria mãe, Anya, que, mesmo nesta situação, não consegue oferecer qualquer conforto às filhas.A verdade é que Anya tem um motivo muito forte para ser assim distante: uma comovente história de amor que se estende por mais de 65 anos entre a gelada Leningrado da Segunda Guerra e o não menos frio Alasca. Para cumprir uma promessa ao pai em seu leito de morte, as irmãs Whiston deverão se esforçar e fazer com que a mãe lhes conte esta extraordinária história.Meredith e Nina vão, finalmente, conhecer o passado secreto de sua mãe e descobrir uma verdade tão terrível que abalará o alicerce de sua família… E mudará tudo o que elas pensam que são.
Minha
Opinião:
Começo essa resenha avisando que ela vai ser para lá de emotiva, pois esse livro me deixou em êxtase, chorei muito e tirei várias lições dessa história, que pra mim, é mais do que especial.
Jardim de Inverno é aquele livro que te encanta a cada nova virada de página, ele te prende de tal forma, que é impossível largá-lo, ele te ganha por sua simplicidade e encantamento.
Ao longo da leitura, acompanhamos várias histórias, dentro de uma só, vemos as histórias de cada personagem, seu mundo, seus sentimentos, seu passado e seu presente, vemos suas histórias se entrelaçando, vendo através dos medos e anseios de cada um, a vontade de se libertar e mudar.
Quando começamos a leitura, nos deparamos com as pequenas irmãs Meredith e Nina, ambas são super amadas por seu pai, por quem tem uma ligação afetiva muito forte e são rejeitadas por sua mãe, uma mulher fria que nunca deixou suas filhas se aproximar e jamais foi capaz de fazer um gesto de carinho em direção as duas, o que marca a infância delas, que se sentiram rejeitadas a vida inteira.
Após anos, cada irmã tomou um rumo diferente na vida, Meredith é a irmã que sempre ficou ao lado dos pais, nunca saiu da cidade que nasceu, passou a tomar conta dos negócios da família, se casou com seu primeiro namorado e é mãe de duas garotas que já estão na faculdade, dando um rumo as suas vidas, ela segue a mesma rotina todos os dias e não consegue deixar de ser a filha perfeccionista que nunca desagradou a ninguém, que vive para todos e nunca para si mesma.
Já Nina é a irmã aventureira, fez faculdade e se tornou fotógrafa, cada dia esta num lugar diferente, com pessoas diferentes, nunca tem uma rotina e não deixa ninguém se aproximar o bastante para criar raízes com ela, ela gosta de ser livre e viver sem amarras.
O destino das duas irmãs volta a se encontrar nos últimos dias de vida do pai, aquele homem que elas tanto amaram e que sempre foi o único elo que as ligavam com a mãe. Agora ele esta morrendo, deixando um imenso buraco no coração de cada uma, e seu último pedido, é que elas cuidem da mãe delas, que tentem entende-la e que a faça contar a história que sempre contava para elas quando era pequena.
Depois do falecimento do pai, as duas tentam se aproximar de Anya, a mãe que elas nunca tiveram contato o suficiente para ama-la e por quem cada uma guarda um imenso rancor, só que ambas querem cumprir a promessa feita no leito de morte de seu pai, e a cada dia que a história é contada, elas passam a perceber a mãe de um modo diferente e se perceberem também.
Esse livro é encantador, é impossível lê-lo e não se emocionar com cada palavra nele contida, com cada gesto, acompanhar a vida de cada irmã, os desencontros, as incertezas, os momentos tristes e felizes, a cada nova página, vamos nos aprofundando mais na história de Anya e a compreendendo, vendo que a vida não é fácil e cabe a cada um de nós fazermos nossas escolhas, com a consciência de que tudo nessa vida tem sua consequência.
O livro é muito complexo, e deve ser lido aos poucos, para acompanharmos cada mensagem passada por ele, cada ato de esperança e dor.
Nina parece ser forte, independente, feliz, mas guarda vários sentimentos dentro de si, como o fato de retratar e tirar foto de tantas mulheres batalhadoras em todos os lugares do mundo, mas não conseguir realmente enxergar a mulher mais importante de sua vida, aquela que te deu a luz. E Meredith, querendo fazer tudo, pensando em todos, menos em si mesma, em seu casamento e em que momento de sua vida deixou de ser feliz para viver somente no piloto automático. E nós ? Será que vivemos no piloto automático dentro de nossas próprias vidas? Será que conhecemos nosso passado? Sera que damos valor a tudo que passamos? Sera que somos realmente felizes?
Jardim de Inverno é um livro que me marcou muito, que me fez pensar e repensar em vários atos que já vivi, conhecer a fundo a história de Anya me deixou encantada pela mulher que ela é, e como muitas pessoas vivem assim, com uma dor tão grande dentro do peito, que não consegue mais ser feliz, tantas pessoas que passam por nós tem suas histórias, e nem ao menos vemos ou nos interessamos.
A narrativa da autora é encantadora, te insere dentro do livro, te faz ver de verdade cada personagem, os torna reais, próximos a nós, te leva a imaginar cada cena, cada detalhe, te prende, estou simplesmente sem palavras para descrever como esse livro me encantou e emocionou. A capa é linda e singela, a Novo Conceito teve um cuidado incrível com o livro, quase não se vê erros e a diagramação é perfeita. Só posso agradecer a editora pela oportunidade de me deixar ler esse livro, e a Kristin, por ter escrito esse livro tão tocante e especial pra mim.
Quotes
“Meredith deu de ombros e Nina sabia o que aquele movimento queria dizer. Quem sabia sobre mamãe? Ela era uma estranha para as duas, indecifrável, e Deus sabia como haviam tentado. Meredith especialmente. Até a noite da peça de Natal, tantos anos atrás, Meredith seguia mamãe como um cachorrinho ansioso, implorando para ser notado. Depois daquela noite humilhante, a irmã se fechara, mantendo distância. Desde então até agora, nada mudara, nem ficara melhor. Se tanto a distância entre elas havia crescido. Nina lidava com o problema de outra forma. Desistiria de esperar ter alguma intimidade e escolhera aceitar a solidão da mãe. De muitas formas, elas eram iguais, ela e mamãe, não precisavam de ninguém além de papai.”
‘’E talvez assim as coisas devessem ser, a forma como a vida se desdobra quando você a viveu o suficiente. Alegria e tristeza eram parte do pacote; o truque, talvez, fosse permitir-se sentir tudo, mas agarrar-se à alegria um pouquinho mais, porque nunca se sabe quando um coração forte pode desistir.’’
‘’- Perder o amor é algo terrível - Mamãe disse suavemente -, mas virar as costas para ele é insuportável. Você vai passar o resto da vida repassando isso na sua cabeça? Imaginando se afastou cedo demais ou com facilidade demais? Ou se vai algum dia amar alguém novamente com tanta profundidade?’’
"- Você ficaria surpresa com o que o coração humano pode suportar.
Meredith nunca tinha visto a mãe falar em um tom assim tão desesperado. Na verdade, nunca tinha visto ninguém falar assim, mas compreendia: era o som que você faz quando o chão some sob seus pés e você cai."
Renata Sara
Esse livro foi uma cortesia da Editora para o blog.
8 comentários:
Nossa!! Fiquei curiosa! Agora preciso conhecer a história dessas personagens ^_^
Parece ser realmente uma história emocionante! A resenha ficou perfeita, e eu fiquei com vontade de anotar o penúltimo quote, rsrsrs.
Abraços!
http://pecasdeoito.blogspot.com.br/
Oie :)
Nossa preciso demais desse livro meu deus do céu, quando você disse que te marcou já parei a resenha e vim comentar, vou lá continuar a ler, beijos !!
http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )
Super curiosa com essa trama.
Parece muito emocionante!
Bj!
Estava louca para ler um livro desta autora, e acho que esse pode ser um ótimo começo. Já vou anotar a dica!
http://leituramagnifica.blogspot.com.br/
@aninnhlima
Todo mundo tava falando MUITO bem desse livro no lançamento e eu disse que iria lê-lo assim que chegasse aqui em casa, mas cadê que eu fiz isso? :(
Acho que vou passá-lo logo na frente.
Um beijo,
Luara - Estante Vertical
Oie Gisele, tudo bem?
A história é linda demais, você vai amar !!!
Beijus
Renata Sara
Oie Diego, tudo bem?
A história é pra la de emocionante * *
Anote, o livro é lindo e cheio de quotes significativos, que me tocaram muito.
Beijus
E to indo retribuir a visita :)
Renata Sara
Postar um comentário