22

Resenha: Arrabal e A Noiva do Capitão - Marisa Ferrari - Novo Conceito


Sinopse: Giordano e Giuseppe são idênticos na aparência, mas suas almas não poderiam ser mais diferentes. O bravo Giordano é o capitão-chefe da Guarda Real. Giuseppe é um ator de coração puro e alegria contagiante que viaja com sua trupe para se apresentar nas praças e castelos da região. De caráter inflexível, Giordano tem como sua maior missão proteger o Rei. Por sua vez, o sonhador Giuseppe deseja escrever uma peça de teatro com diálogos, o que seria uma inovação para a época. Embora não sejam propriamente amigos, os dois irmãos vivem uma espécie de acordo de cavalheiros, respeitando o espaço um do outro e lidando com o delicado estado de saúde de sua mãe. Até que a formosa Luigia acaba com a paz da família Romanelli... Arrabal e a Noiva do Capitão nos transporta para a incrível Nápoles do século 18, magistralmente reconstruída por Marisa Ferrari. Uma história que resgata a magia do teatro e nos convida a compreender a beleza que existe nas contradições.

"Você sempre estará onde estiver seu coração." 

Minha opinião: 

Eu só posso dizer que esse livro é inacreditavelmente mágico! Começando pela capa; podemos ver Luigia (A Noiva) e a bela Nápoles, que cada vez que leio sobre ela, tenho ainda mais vontade de conhecê-la. Vemos também o rio e todo o mistério por detrás desse maravilhoso lugar. A narrativa é super gostosa e o enredo surpreendente, é possível imaginar e visualizar muito bem os lugares que a autora tenta transpassar entre suas citações. 


" - Quem pode ser sábio e perplexo, moderado e furioso, leal e neutro num mesmo instante? -  Todos entreolharam-se, atônitos, buscando a resposta. Então, após uma pausa calculada, Dottore concluiu: - Ninguém. " 

A história se passa no século 18 e gira em torno de Arrabal, o poeta (Giuseppe Romanelli), que chega a Nápoles com sua trupe La Compagnia di Teatro I Trovatori Del Re. Na companhia de teatro somos apresentados a Francesca uma adolescente que acredita fielmente em seu amor por Arrabel, que não a enxerga como mulher, mas sim como irmã mais nova.  Dotorre, um médico cheio de mistérios que jamais revelou seu passado a ninguém. Mamma, que largou a família que fazia pouco de si para se entregar as maravilhas do teatro. Vincé, um oleiro que é cheio de vida e risadas. Gigi, que largou o mosteiro antes de fazer os votos para ser padre, por conta do seu amor a música e a Ópera. Conforme o enredo vai seguindo, somos apresentados a Vittoria, que é conhecida como a marquesa das artes, dado ao seu amor por ela. Giordano Romanelli, gêmeo de Giuseppe, considerado o capitão que arranca suspiro de todas as mulheres e vive com um olhar triste e atormentado. Caterina, uma costureira cega que vive de doações das suas nobres freguesas. E por fim, vemos Luigia, uma viúva cheia de vida que acaba por roubar o amor dos dois irmãos. Tudo acontece de maneira misteriosa deixando que a magia do teatro, envolva todos ao seu redor. 

"Nicola sabia, sempre soube desde o dia em que se casou com ela: Vittoria era o sol, fulgurante e inalcançável! Mesmo que a prendesse para sempre em uma caixa, por qualquer fresta mínima seu brilho lhe faria notar." 


O enredo segue de maneira mágica e misteriosa, mas não posso me aprofundar mais! Fiz um pacto com a autora, e se quiser saber qual é, terá que ler o livro até o final! Mas posso garantir que vocês, assim como eu, vão imaginar cada detalhe do teatro, cada voz e cada cena com perfeição. Marisa Ferrari faz com que você conheça o intimo de cada personagem e que acabe se tornando praticamente impossível, não se conectar com cada um deles. A única coisa que me incomodou foram alguns diálogos e frases em italiano sem a tradução no rodapé e por isso acontecer com certa frequência nesse livro ele leva as merecidas 4 estrelas, fora isso não tenho mais nada que reclamar. É isso, espero que leiam o livro e que tenham gostado da minha resenha! 


Jackie Cerone

22 comentários:

Bruna Souza

Você escreveu uma resenha tão empolgante! Apesar de não curtir muito livros com histórias de séculos passados, fiquei curiosa para ler o livro. E realmente, a capa é muito linda! <3

JannaGranado

Oi Jackie,
Essa foi a primeira resenha que li do livro, logo que ele chegou eu me interessei, achei a capa muito bonita e por ser um romance histórico me atraiu mais ainda, estou numa onda de ler romances históricos que estou adorando...é muito bom ler e viajar numa época que não conhecemos, dá até vontade de ter nascido nessa época. Sua resenha me deixou muito empolgada, espero em breve conhecer esse romance.
Beijos!!!
http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

Danii Kaulitz

Que legal essa resenha! Ainda não conhecia a autora, mas este livro me interessou bastante, parece ser muito bom, me deixou curiosa! Adoro livros que se passam em uma época diferente da nossa e este parece ser cativante! :)

Larissa Santos

Que maldade viu Jachie, eu estou louca para ler esse livro, amei a capa, a sinopse, enfim cada detalhe, e sua resenha me deixou mais empolgada/curiosa para saber como é essa história e ainda tem a bela Nápoles!
Beijocas ^^

nathalia silva

Primeira vez que vejo falarem sobre esse livro, lendo a resenha confesso que fiquei querendo saber que pacto é esse, você realmente não falou muita coisa. Sei que o que ficou claro pra mim foi o cenário que parece ser o diferencial, desde Nápoles ao teatro e os personagens que trazem bagagens de vida diferentes, fazendo do livro uma boa leitura.


Muito bom....

Priscila Domingues

Oi Jackie... Eu desejei esse livro quando o vi pela primeira vez! Foi paixão a primeira vista... É, pela capa! Sou dessas que compra pela capa!
Gostei a resenha e fiquei bem curiosa... Espero que o italiano não me atrapalhe na leitura!
Com certeza vou ler!!!

Thaiana Kersia

Gostei muito da resenha e do livro. Mais uma para minha coleção, quero muito esse livro. Valeu!

Ana Luisa Ricardo

Quero ler, apenas isso. Fiquei intrigada com esse lançamento e agora ainda mais com a resenha.

Paulinha S

Adorei a capa, muito bonita e a história parece ser bem envolvente. Um prato cheio para quem amo o teatro, música e toda arte envolvida. Quero ler e saber do pacto. Fiquei animada e curiosa.
Um beijo

Dud's Santos

Nunca tinha ouvido falar sobre este livro, e não me interessei tanto assim pela história.

Jackie Cerone

Eu realmente me empolguei muito com esse livro! Hahahaha
Eles falam na linguagem de hoje e é uma narrativa super gostosa, eu acredito que você vá gostar. Se puder, dê uma chance! E não esqueça de me falar do que achou do livro.
Beijokas!

Jackie Cerone

Janna!
Eu vivo imaginando como seria se eu tivesse nascido na época da Jane Austen. Hahaha Você pode me indicar uns romances históricos, hein? Eu gosto muito! Quando ler me diga o que achou, vou estar esperando.
Beijão ;*

Jackie Cerone

Que bom que gostou da minha resenha, Dani! Eu super recomendo esse livro, li ele em dois dias de tão gostosa que é a narrativa. Eu espero que você goste, quando ler me procure para debatermos sobre o livro. o/
Grande beijo!

Jackie Cerone

Bora ler, Lari? Garanto que você vai gostar! Fico muito feliz em saber que minha resenha te deixou curiosa, espero que o livro supere todas as suas expectativas. <3

Jackie Cerone

Os personagens são marcantes, Nathalia! Pelo menos para mim, raramente consigo me apegar a todos os personagens e comigo foi amor a primeira vista. Acho muito legal a escritora fazer um pacto de silêncio com o leitor, assim faz com que a magia e a descoberta de cada parte do livro seja única. Espero mesmo que se apaixone por Arrabal como eu me apaixonei. *-*

Jackie Cerone

Ai Pri, estamos juntas nessa! Sou muito do tipo que compra o livro pela capa, não tem jeito. As vezes a história não é tão boa, mas capa está lá, me seduzindo e acabo me deixando levar. Hahahaha
Eu realmente me incomodo com o italiano, odeio não saber o que eu estou lendo. Ai vou lá no google tradutor e pesquiso as coisas que nem louca. ><
Espero que goste do livro como eu gostei, Pri!
Mega beijo pra você;

Jackie Cerone

Primeiramente, que nome lindo! Fico mega feliz em saber que gostou da minha resenha. <3 Ela merece, estou mega ansiosa para ter um autografo dela no meu livro. *-*

Jackie Cerone

Que bom que gostou! Fico muito feliz em saber que minha resenha agradou.
Um beijo ;*

Jackie Cerone

Que bom, Ana! Espero que goste do livro quando tiver a oportunidade de ler. o/

Jackie Cerone

Eu espero que goste e quando tiver a oportunidade de ler, espero que sinta o mesmo que eu senti enquanto eu lia cada detalhe do livro.
Um beijão!

Jackie Cerone

Espero que as próximas resenha e os próximos lançamentos chamem a sua atenção e despertem o seu interesse. o/

Larissa Santos

^^ Acho que vai superar sim.
Beijocas^^

Postar um comentário