1

Fale – Laurie Halse Anderson - @EdValentina

Sinopse: “Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer.” Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia.
E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra - insultos e deboches, sim - ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir.
Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?

Minha opinião: Eu tinha visto várias vezes essa capa e não me interessei, só que estava no canal de um dos blogs que eu gosto muito, no You Tube e diziam que o livro era muito bom, aí resolvi ler a sinopse e eu quis ler na hora, entrei no Submarino e comprei o livro, pois gosto de temas fortes.

“É mais fácil não dizer nada. Fechar a matraca, passar o zíper, calar o bico. Toda aquela babaquice que você escuta na TV sobre se comunicar e expressar o que sente não passa de uma mentira. Ninguém quer realmente ouvir o que você tem a dizer.”

Li o livro em um dia, são 248 páginas, você praticamente nem percebe que o livro está acabando. Depois que li a sinopse comecei a gostar da capa, e descobri que é a mesma autora de Garotas de Vidro, que é um livro que eu li há um tempo e gostei.

Melinda é uma garota que não abre a boca, está sempre quieta e muitas vezes me irritou, mesmo sabendo o motivo que a levou a fazer isso, aliás, foi o que mais me perturbou, mas... Cada um sabe o que faz.

O livro nos deixa curioso, mas o mesmo tempo sabemos o que aconteceu e o que vai acontecer em alguns momentos, mas você quer ler e ter certeza de tudo.

"Eu tinha feito um megaesforço para me esquecer de cada segundo daquela maldita festa, e cá estou eu, no meio de uma galera hostil, que me odeia por causa do que tive que fazer. Não posso contar para eles o que realmente aconteceu. Não consigo nem pensar naquela festa. Um rugido animal brota do meu estômago"

O pai e a mãe de Melinda me irritaram ao extremo, pois acho que se fossem pais mais presentes, saberiam que Melinda tinha algum problema, ou mesmo que soubessem os pais dela não foram atrás. Mesmo quando ela não falava, os pais diziam que não tinham tempo para esse tipo de besteira.

O livro realmente é bom e tem o filme também e quem faz a Melinda é a atriz Kristen Stewart, já tinha visto o filme há MUITO tempo e nem lembrava mais da história, mas tenho que admitir que o livro é o filme é muito bom.

Indico o livro para todos, para que possamos refletir.


Eunice Ely

1 comentários:

Gabriel

Oi Eunice :)

Estou com muita vontade de ler esse livro, tanto que estou pensando em comprá-lo mês que vem. Beijos!

Postar um comentário