10

Precisamos falar sobre o Kevin - Lionel Shriver - @intrinseca


Sinopse: Lionel Shriver realiza uma espécie de genealogia do assassínio ao criar na ficção uma chacina similar a tantas provocadas por jovens em escolas americanas. Aos 15 anos, o personagem Kevin mata 11 pessoas, entre colegas no colégio e familiares. Enquanto ele cumpre pena, a mãe Eva amarga a monstruosidade do filho. Entre culpa e solidão, ela apenas sobrevive. A vida normal se esvai no escândalo, no pagamento dos advogados, nos olhares sociais tortos.
Transposto o primeiro estágio da perplexidade, um ano e oito meses depois, ela dá início a uma correspondência com o marido, único interlocutor capaz de entender a tragédia, apesar de ausente. Cada carta é uma ode e uma desconstrução do amor. Não sobra uma só emoção inaudita no relato da mulher de ascendência armênia, até então uma bem-sucedida autora de guias de viagem. Cada interstício do histórico familiar é flagrado: o casal se apaixona; ele quer filhos, ela não. Kevin é um menino entediado e cruel empenhado em aterrorizar babás e vizinhos. Eva tenta cumprir mecanicamente os ritos maternos, até que nasce uma filha realmente querida. A essa altura, as relações familiares já estão viciadas. Contudo, é à mãe que resta a tarefa de visitar o "sociopata inatingível" que ela gerou, numa casa de correção para menores. Orgulhoso da fama de bandido notório, ele não a recebe bem de início, mas ela insiste nos encontros quinzenais. Por meio de Eva, Lionel Shriver quebra o silêncio que costuma se impor após esse tipo de drama e expõe o indizível sobre as frágeis nuances das relações entre pais e filhos num romance irretocável.

Minha opinião: Dos meus 412 livros lidos, como marca no meu Skoob, esse foi um dos melhores livros que já li, senão o melhor!

Eva, mãe de Kevin, contam através de cartas para o marido quem é o Kevin, seu filho sociopata, que acaba matando 11 pessoas! Eva nunca quis ter filhos, mas acaba "tentando" fazer um papel de mãe, mas logo percebe que o seu filho não é tão normal assim. Quando Eva decide ter um filho, seu marido Franklin adora a ideia e tudo leva a ser uma história feliz, porém, desde o inicio Eva percebe alguns atos de seu filho que acha estranho.

"Quando parei de me revirar para por o casaco, ele disse: "você pode enganar os vizinhos, os guardas, Jesus e a sua mãe gagá com essas visitas de mãe boazinha, mas a mim você não engana. Continue com isso, se quer uma estrela dourada. Mas não precisa arrastar a bunda até aqui por minha causa. " Depois acrescentou: "Porque eu odeio você. "

Kevin é assustador e muito MUITO inteligente, teve partes do livro que me lembrou o livro "A profecia" onde o garoto é o filho do demônio e em outras me lembrou o filme "Anjo Malvado" com Macaulay Culkin, mas "Anjo Malvado" é muito pouco para Kevin. Acho que talvez o que mais me assustou mesmo foi a inteligencia, o modo como falava com as pessoas aos 4 anos de idade e como demonstrava as suas idéias.

Não acho que o livro possa agradar a todos, pois o livro é para um tipo de leitor, quem está acostumado com um romance e não gosta dessas coisas, acho que não vai dormir mais... rs

O livro é ficção, mas a todo momento lembra os adolescentes que matam os amigos da escola, como "Tiros em Columbine", e talvez seja isso que me deixou impressionada.

Já ouvi muita gente dizer que o livro é lento, que a autora pecou nisso, mas por incrível que pareça, acho que realmente essas histórias me interessam demais, eu gostei do começo ao fim, mas se um dia você começar a ler e o livro tiver monótomo, continue, pois não vai se arrepender.

Como eu já disse em muitas resenhas minha, não tenho o habito de ler as sinopses dos livros, pelo menos inteira, então li só um pedacinho e quis o livro, hoje quando estava lendo a sinopse completa, vi que tem muitos spoilers, coisas que enquanto eu ia lendo eu ficava "Não acredito!" "Meu Deus!" e acho que isso tornou a leitura mais proveitosa ainda.

"Quando Rose me disse que houvera uma agressão perversa na escola de Kevin e que havia um temor de que alguns alunos tivessem morrido, eu me preocupei com o bem-estar dele. Nem por um segundo imaginei que o criminoso fosse o nosso filho."

Pensei que o final não fosse me surpreender, pois como todo mundo sabe, Kevin mata 11 pessoas. Mas o final é surpreendente! Nunca li um livro tão perfeito, cheio de maldades, de dor, de amargura, lutei para que Kevin se tornasse uma boa pessoa, lutei para que ele parasse com suas maldades de criança, mas infelizmente deu no que deu, o final arrasa nossos corações mais um pouco.

Li o livro em 3 dias e nesses três dias, quando eu parava de ler, ficava com o coração apertado, mas com vontade de voltar a leitura e entrar na cabeça de Kevin, de Eva e de Franklin. Se tiverem a oportunidade de ler, leiam, mas não esperem uma leitura para acalentar o coração.

O livro tem 2 capas, e eu adorei as duas e tem o filme também que você pode conferir aqui embaixo.
  


Trailer



Nota máxima ao livro.


Bjs!



Eunice Ely

10 comentários:

Aline_TKM

Taí um livro que eu tenho muita vontade de ler há tempos. Na verdade, sendo bem honesta, tenho mais vontade de ver o filme (vacilei muito e não vi quando esteve em cartaz...), embora o livro também me atraia bastante. Tenho a impressão de que essa história é do tipo que mexeria comigo; gosto de temas com um lado psicológico fortíssimo, que tendem para o bizarro até. Enfim, um dia ainda leio.

Um beijo, Livro Lab

Aline Gonçalves

Oie, tudo bom?

Uma amiga blogueira leu o livro recentemente e me falou um pouco sobre a narrativa.

É uma história pesada e perturbadora. Não é meu estilo de leitura, mas pretendo colocar na lista de compras literárias.

Beijos

http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

euniceely

Oii Aline. .. assisti o filme e dou 10 para o livro e 4 para o filme. Achei bem fraco.

euniceely

Oi Aline. Vale a pena!!!!

francineramos

Ahh...esse livro! Meu amor por essa escritora começou por ele. Desde então já li todos os livros dela lançados no Brasil e minha admiração por essa escritora só cresce. Ela escreve lindamente bem, tem uma linguagem simples, porém muito elegante, eficaz, precisa. Cada palavra é um gole do mais puro néctar literário. Adoro ler resenhas de pessoas que gostaram do livro também! :) Bjos!

Ana Caroline

Eu quero muito ler este livro e ver o filme. Os dois são muito bem resenhados.

beijos.

http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br

euniceely

Oi Ana Caroline... Leia sim!!! É ótimo!!!! ♥

euniceely

Oi amiga!!!! Eu acho que vc vai gostar. Leia logo para nós conversarmos sobre... rs

Danyele Lizzi

Eu vi o filme a amei,procurei e descobri que era um livro e amei,simplesmente AMEI a historia ainda mais! O modo como Eva conta,os pequenos detalhes,isso quase me levou a loucura por dias enquanto eu lia. E o final entao; surpreendente! Adorei a resenha ♥ Beijoss

http://imemoriavel.blogspot.com.br/

Andressa Menezes

Oiee

Eu gostei bastante desse livro mas está longe de ser o melhor da minha vida kkk A narrativa da autora é bem cansativa mas vale a pena ler até o final. Recomendo ler Tempo é Dinheiro dessa mesma autora acho que vai gostar também.

Beijos

www.livrosechocolatequente.com.br

Postar um comentário