13

Resenha: Museu de Ladrões - Os Defensores - Livro 01 - Lian Tanner da Editora Farol Literário + Sorteio Kit de Marcadores


Sinopse:


Bem-vindo à tirânica cidade de Jewel, onde a impaciência é um pecado e a ousadia é um crime. Goldie Roth viveu em Jewel por toda a sua vida. Como toda criança da cidade, ela deve andar presa em correntes até o Dia da Separação, e é forçada a obedecer aos temidos Guardiões Abençoados. Quando o Dia de sua Separação é cancelado, por causa de uma misteriosa ameaça à cidade, Goldie não suporta a ideia de ser novamente acorrentada e foge para o Museu de Dunt, onde conhece Toadspit. No entanto, seus dias não serão mais calmos que antigamente. Os corredores do Museu são cheios de armadilhas e segredos adormecidos que se despertos podem acabar com a vida na cidade. Mas se você pensa que esse livro traz histórias de crianças, está inteiramente enganado. Morte, suspense e muita crueldade envolvem o primeiro volume desta trilogia, em que os protagonistas terão que provar suas habilidades e frieza para garantir sua sobrevivência.

Minha Opinião:

Tenho que começar essa resenha dizendo o quanto me surpreendi durante a leitura desse livro, a autora soube criar uma história inovadora, cheia de mistérios, fantasias e críticas a sociedade, de uma forma leve e encantadora, fazendo com que o leitor, seja ele adolescente, jovem ou adulto se encantasse a cada página virada e a cada nova surpresa que nos aguardava na vida de Goldie e companhia.

O livro começa nos contando sobre a vida de Goldie, uma menina de 12 anos, que vive na cidade de Jewel, essa cidade é bem diferente da nossa realidade, diante de toda a violência que existiu no mundo, o governo da cidade resolveu tomar medidas drásticas para que todo mundo vivesse em paz, e uma das medidas é fazer com que as crianças e jovens, ficassem até sair da adolescência, acorrentados a seus pais ou a guardiões, para que nenhum mal pudesse acontecer para elas, a cidade também proibiu tudo que pudesse trazer perigo a sociedade, até mesmo os cachorros  são considerados seres perigosos e que só trazem doenças. 

"Claro que as pessoas estavam acostumadas a ver crianças acorrentadas. Todas as crianças da cidade de Jewel usavam uma corrente de guarda prata no pulso esquerdo, do momento em que aprendiam a andar até o Dia da Separação. Sempre que saíam de casa, a corrente de guarda as ligava aos pais ou a um dos Guardiões Abençoados. À noite, a corrente era amarrada à cabeceira da cama, para que ninguém pudesse invadir a casa e levá-las embora enquanto os pais dormiam." Pág. 05

A Protetora e responsável pela cidade conseguiu a muito custo, diminuir a idade da separação para 12 anos, mesma idade de Goldie, porém no exato momento em que ela ia ser separada, cai uma bomba na cidade e uma criança morre, fazendo um verdadeiro rebolisso e cancelando a separação das crianças inderteminadamente, num ato sem pensar, Goldie escapa e saí sem rumo pelas ruas da cidade buscando um lugar para viver livre. Nessa sua busca, ela acaba por conhecer Herro Dan, um homem misterioso, que lhe faz uma proposta inusitada, ajudar a proteger todos os segredos e mistérios que envolve o Museu Dust, local totalmente desconhecido que fica no lugar mais distante da cidade.

O que mais me chamou atenção inicialmente no livro, foi essa premissa, e ao longo da leitura, fiquei imaginando tudo que essas crianças eram obrigadas a passar, ficando o tempo inteira acorrentadas somente para a sua “proteção”, gostei muito de todos os personagens, o Broo virou um queridinho, seja em qual forma ele esteja (quem leu vai entender). Os mistérios escondidos por trás do museu são incríveis, estou até agora com vontade de me transportar para la e explorar cada canto existente naquele local.

"- Há muito tempo - Sinew disse -, Olga Ciavolga, Herro Dan e eu fizemos uma promessa um ao outro. Que um dia nós levaríamos um pouco da selvageria de volta à cidade. Não as coisas grandes. Não as guerras, a fome e a peste. Só os terrenos baldios e os cachorros, os gatos e os passarinhos. E lugares secretos para as crianças se esconderem quando quisessem fugir dos olhos dos adultos." Pág. 215 

O livro é cheio de ação, reviravoltas e fantasia, um prato cheio para quem curte uma boa aventura. Recomendo esse livro para todas as idades, pois não precisa ser criança para conhecer e ter acesso a uma grande aventura!

A autora esta de parabéns com o enredo que criou, e a Editora idem, pois a capa é muito bonita, as ilustrações são um espetáculo a parte e a revisão esta muito boa, pude perceber somente alguns erros, mas nada que comprometa a leitura. Espero ansiosamente pela continuação, que já foi lançado aqui no Brasil e tem como título Cidade de mentiras. 


Sorteio de Marcadores



Para quem comentar nessa postagem, estará concorrendo ao kit de marcadores acima, basta comentar na resenha e preencher o formulário, quem quiser também pode participar das chances extras.
Boa Sorte a todos :)

Beijus

Renata Sara