16

Resenha: O Presente - Cecelia Ahern - Editora Novo Conceito

Sinopse:


Todos os dias, Lou Suffern luta contra o tempo. Ele tem sempre dois lugares para ir, tem sempre duas coisas a fazer. Quando dorme, sonha com os planos do dia seguinte, e, quando está em casa, com a esposa e os filhos, sua mente está, invariavelmente, em outro lugar. Numa manhã de inverno, Lou encontra Gabe, um morador de rua, sentado no chão, sob o frio e a neve, do lado de fora do imenso edifício onde Suffern trabalha. Os dois começam a conversar, e Lou fica muito intrigado com as informações que recebe de Gabe; informações de alguém que tem observado uniões improváveis entre os colegas de trabalho de Lou, como os encontros da moça de sapatos Loubotin com o rapaz de sapatos pretos... Ansioso por saber de tudo e por manter o controle sobre tudo, Lou entende que seria bom ter Gabe por perto — para ajudá-lo a desmascarar associações que se formam fora de suas vistas — e lhe oferece um emprego. Mas logo o executivo arrepende-se de ajudar Gabe: sua presença o perturba. O ex-mendigo parece estar em dois lugares ao mesmo tempo, e, além disso, Gabe lhe fala umas coisas muito incomuns, como se soubesse do que não deveria saber... Quando começa a entender quem é realmente Gabe, e o que ele faz em sua vida, o executivo percebe que passará pela mais dura das provações. Esta história é sobre uma pessoa que descobre quem é. Sobre uma pessoa cujo interior é revelado a todos que a estimam. E todos são revelados a ela. No momento certo.

Minha Opinião:

Finalmente li um livro da tão aclamada escritora Cecilia Ahern e creio que não poderia ter escolhido uma obra melhor do que essa para iniciar meu contato com a escrita da autora. O Presente é um livro simples, singelo, mas que te toca profundamente o coração, te mostra o quanto o tempo é precioso e como o gastamos de forma tão irresponsável, sem se dar conta que a única coisa que nunca volta é o próprio tempo.

"As pessoas, como as casas, guardam seus segredos. Às vezes, os segredos as habitam; outras vezes, são elas que habitam seus segredos. Elas os envolvem fortemente com os braços para protegê-los, prendem a verdade na língua. Mas, após algum tempo, a verdade prevalece e se ergue acima de tudo. Ela se torce e se retorce dentro das pessoas, cresce até que a língua, inchada, não seja capaz de segurá-la; então, chega o momento em que a pessoas precisa cuspir as palavras, arremessar a verdade com força pelos ares e deixá-la se espatifar no mundo. A verdade e o tempo sempre trabalham juntos." Pág. 13

Logo no inicio do livro, somos transportados para a época natalina, cheia de festas, encantamentos, músicas, neve e todo ar familiar que rodeia esse momento, mas esse clima tão harmonioso e feliz não é para todos. Ao longo da narrativa, acompanhamos três histórias paralelas, a de um policial que esta aparentemente com seu tempo esgotando, a de um menino de catorze anos que esta detido na delegacia por ter jogado um peru pela janela de uma casa bem no dia do Natal e de Lou, nosso protagonista.

Lou é um cara bem sucedido, que progrediu muito na vida, ele ocupa uma ótima posição na empresa que trabalha, tem uma bela mansão, carro importado do ano, uma família linda, esposa e filhos, tudo que uma pessoa pode querer na vida, mas para Lou, nada disso é o suficiente, ele sempre quer mais, ser o melhor, fazer tudo e conseguir tudo. Sua vida é sempre regada a trabalho e trabalho, acha uma perca de tempo passar um dia ao lado de sua família se pode estar no escritório resolvendo algo, numa reunião importante ou bebendo no bar a noite para se distrair. Tudo isso começa a mudar, quando ele encontra um mendigo  chamado Gabe, ele sem saber porque, lhe oferece um café e começa a conversar com ele, assim ele descobre que Gabe sabe muito sobre as pessoas que trabalham em sua empresa e pensando somente em si, ele o convida para trabalhar na correspondência da empresa, visando que Gabe se torne um espião. Mas sua tática começa a dar errado quando Gabe começa a demonstrar que sabe tudo sobre sua vida, pior ainda, quando ele mesmo consegue perceber que tipo de pessoa ele é.



Eu gostei muito da leitura desse livro, a narrativa da autora é fluente, gostei muito do fato do personagem principal do livro ser um homem, é difícil ver o ponto de vista de um homem num romance, e foi exatamente isso que aconteceu no livro, mas não um ponto de vista romântico das coisas, ao contrário, um personagem real, egoísta, que pensa só no trabalho e que acaba perdendo toda noção do que realmente é importante na vida de uma pessoa, mostrando que não adianta nada você ter tudo, se não puder aproveitar, não ter com quem dividir suas conquistas, e acho que essa é a grande lição do livro, fazer com que o leitor consiga enxergar a si mesmo durante a leitura, um presente para todos nós, para podermos refletir sobre nossas escolhas, sobre o que fazemos com o nosso tempo, qual a qualidade existente nele, se vale a pena sacrificar tudo em nome de um topo profissional, mesmo sabendo que a morte pode ser nossa vizinha e o tempo que nós temos disponível aqui na terra, ninguém sabe qual é, seja você quem for.



A Novo Conceito como sempre acertou em cheio na capa, que é linda, colorida e transmite muito bem o clima do natal, a diagramação esta ótima combinando perfeitamente com o clima do livro.

Este é um livro que indico para todos lerem, pois é encantador a sua maneira, e vai te deixar pensando muito depois da leitura, o único motivo para ele deixar de ser 5 estrelas, é que eu gostaria de saber mais sobre o final dos outros personagens do livro, creio que o final de Lou foi condizente com a história, mas os outros ficou aquele gostinho de quero mais. No mais o livro é ótimo, indicado para todos, pois todos nós precisamos entender mais sobre o nosso próprio tempo.


Beijus

Renata Sara

16 comentários:

THAÍS DAMIN

Esse livro não me atraiu =/ Mesmo vendo várias pessoas dizendo que é muito bom, não consigo me interessar...
Parabéns pela resenha e pelo blog =D

www.resenhasealgomais.com.br

Ana Caroline

Eu acho essa capa bem bonitinha, e a sinopse é legal, mas ainda assim eu não sei se eu vou gostar.

Beijos.

http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

apaixonadasporlivros

Eu não dei a mesma sorte que você,comecei a ler um outro livro da autora e odiei,acabei não conseguindo ler mais nenhum livro dela,mas esse parece ser muito fofo...

Vai para a lista...

bjsss

Bianca

Apaixonadas por Livros

Aline Gonçalves

Oie, tudo bom?

Não tem época melhor para pensar sobre a vida do que o período natalino. Eu acho esse livro com uma premissa muito interessante e estou louca para comprá-lo. Acho que a história faz os leitores refletirem. O único livro que li da autora foi P.S. Eu te Amo.

Beijos!

http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

Elisandra

Oi Re,
Vou ler esse livro logo e nossa acho que estou precisando ler e indicar para muitas pessoas, essa coisa de somente pensarmos em trabalho é um grande problema, eu ando bem cansada de viver 24 hs pensando no que tenho de fazer, no que fiz e no que não fiz. Realmente um presente para dividir com muitas pessoas.
Obrigado pela maravilhosa resenha....beijokas elis!!!
http://amagiareal.blogpost.com.br/

Renata Sara

Oie Elis :D

Eu gostei muito desse livro e da narrativa da autora, ela te faz acompanhar passo a passo do protagonista, te dando vontade de dar uma sacudida nele e faze-lo ver que a vida não é só trabalho, dinheiro e poder...

Miga leia sim, você vai adorar e tirar uma boa lição dele *-*

Beijus

Renata Sara

Renata Sara

Oie :D

Concordo com você, a época natalina nos traz muitos momentos de reflexões e o livro é bem isso *-*

Acredita que eu ainda não li PS Eu te amo? Pretendo ler em breve !

Beijus

Renata Sara

Renata Sara

Oie :D

Esse é o primeiro livro que li dela, mas espero ler outros em breve, tenta ver esse e testa se gosta da narrativa *-*

Beijus

Renata Sara

Renata Sara

Oie :D

Eu adorei essa capa e a história é bem legal, dê uma chance, aposto que irá gostar *-*

Beijus

Renata Sara

Renata Sara

Oie :D

Obrigada, bom se um dia se interessar é uma leitura recomendada *-*

Beeijus

Renata Sara

Elisandra

Re,
Terminei de ler um livro essa noite Segredos e Mentiras da Diane Chamberlain e nossa é demais. Vim te recomendar. Bjus Elis!!!

Renata Sara

Oie Elis, tudo bem???


Se eu não me engano, a Ni acabou de ler esse livro !!! Quero muito le-lo, ouvi maravilhas sobre ele, é drama né?


Obrigada pela dica ^^ Ja tem resenha?


Beijus


Renata Sara

Elisandra

Oi Re,
Sim e eu achei demais, essa noite dormi somente 3:30hs porque não queria parar de ler. Estou elaborando a resenha assim que estiver no ar te mando...muitooo bom mesmo.
Bjus elis!!

Ana Caroline

Vou dar uma chance então :)

http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

Michelli Santos Prado

Olá Re!! Tudo bem??
Esse livro está em minha lista de leituras, quero muito lê-lo, parece ser ótimo e passar um mensagem bonita. Amo livros que nos tragam um aprendizado ou que por traz da historia e sempre uma lição. E sem falar que esta edição é linda, e como ainda não li nada da autora, fico ainda mais curiosa. Espero poder conferir em breve!!

Beijos ♥

JannaGranado

Oi Reeee uau você arrasou na resenha garota, adorei...e agora pergunto: como não li esse livro ainda? Ah sim tenho uma lista interminável de livros para serem lidos, será que terei tempo suficiente para ler todos, sua resenha me fez pensar nisso, pois você tem razão ninguém sabe qual será seu tempo aqui na terra, se eu puder ler todos os livros que tenho e desejo já estarei feliz. Ai Re não gosto de livros que não nos contam como ficou a história dos outros personagens, a gente se apega a todos eles e é ruim você não saber como terminou.
Em breve pretendo ler.
Parabéns pela resenha.


BeijOs!!!


http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

Postar um comentário