7

Resenha: A Invenção das Asas - Sue Monk Kidd - Editora Cia das Letras

Sinopse:

Em sua terceira obra, Sue Monk Kidd, cujo primeiro livro ficou por mais de cem semanas na lista de mais vendidos do New York Times, conta a história de duas mulheres do século XIX que enfrentam preconceitos da sociedade em busca da liberdade. Sue Monk Kidd apresenta uma obra-prima de esperança, ousadia e busca pela liberdade. Inspirado pela figura histórica de Sarah Grimke, o romance começa no 11º aniversário da menina, quando é presenteada com uma escrava: Hetty “Encrenca” Grimke, que tem apenas dez anos. Acompanhamos a jornada das duas ao longo dos 35 anos seguintes. Ambas desejam uma vida própria e juntas questionam as regras da sociedade em que vivem.

Minha Opinião:

A Invenção das Asas foi uma leitura surpreendente e marcante, ao iniciar a leitura não sabia que ele iria me tocar e encantar tanto quanto encantou, perfeito é pouco para descrevê-lo, o melhor seria descrevê-lo como choque de realidade que todos deveriam ter, seja nos dias de hoje, seja antigamente.

O barulho estava na sua lista de pecados dos escravos, que nós sabíamos de cor. Número um: roubar. Número dois: desobedecer. Número três: preguiça. Número quatro: barulho. Um escravo devia ser como o Espírito Santo: não se vê, não ouve, mas sempre esta por perto, a postos.”

O livro narra à história das duas personagens principais desse livro, Sarah Grimké e Hetty “Encrenca”, duas garotas com idade aproximadas, mas que não poderiam viver realidades mais diferentes.

Sarah é uma garota rica e sonhadora, mas que vive omissa por seus pais e a sociedade, ela nunca entendeu o porquê dos escravos serem tratados de forma tão desumana e imagina que um dia, poderá ser dona de suas próprias opiniões e mudar sua vida e dos escravos que a cerca.

Já Hetty é uma verdadeira “Encrenca” como é chamada, mesmo sendo escrava, não consegue entender que deve “obediência” a seus donos, então vive se metendo em encrencas, principalmente por desrespeitar “sua” senhora.

O caminho das duas começa a se entrelaçar quando Sarah faz 11 anos e ganha de presente Hetty para ser sua escrava pessoal, inconformada com essa situação, Sarah passa a lutar pela liberdade de Hetty e todos os escravos a sua volta, mas sem ter voz ativa dentro da família, ela começa a se calar e ver que não conseguirá mudar o mundo, mas suas esperanças são renovadas quando nasce sua irmã mais nova Nina, que compartilha de suas idéias e tem algo que ela sempre quis ter, coragem, de enfrentar a tudo e todos e lutar pela causa que acredita.

... Permanecer em silêncio frente ao mal é, em si, uma das formas do mal.”

A leitura desse livro foi emocionante, me peguei em diversas passagens chorando e imaginando tudo que os escravos passaram e como é a sensação de impunidade, de “pertencer” a alguém, não ter vontade própria e ver sua vida passar tão depressa sem ter o direito de escolher para que lado seguir, aonde ir ou o que fazer, ser privado de opinião, escolha e liberdade.

Cada uma das personagens principais me marcou de uma forma diferente, Sarah por seus ideais e pelos sacrifícios que fez para conseguir alcançar o que queria, Nina por ser valente, dona de suas opiniões e saber levá-las adiante, seja diante de quem fosse e principalmente Hetty, por crer que não pertencia a ninguém, que por mais que fosse escrava, cabia a ela reger sua vida, mostrando força e perseverança nos piores momentos possíveis, e quando digo piores, são momentos cruéis que é difícil saber como um ser humano pode sobreviver a tamanha monstruosidade humana e Hetty sobreviveu, sempre querendo mostrar que era dona de si, não do seu corpo, mas de sua alma.

Meu corpo pode ser escravo, mas não minha mente.”

Boa parte do que é narrado nesse livro, é baseado em uma história real, das irmãs Grimké que adorei conhecer mais ao final do livro, quando a autora nos conta um pouco da vida real dessas duas irmãs que contribuíram tanto pela liberdade dos escravos e das mulheres. No final, me emocionei com o que a autora cita, e gostaria de compartilhar com todos, pois é exatamente dessa forma que me senti ao ler o livro, Sue Monk Kidd conseguiu me envolver em cada página e me fazer refletir sobre cada gesto e pensamento que tenho.

A história não são apenas fatos e eventos. A história também é a dor em nosso coração, e nós repetimos a história até que sejamos capazes de fazer nossa a dor no coração de outro”

A edição desse livro esta impecável, a capa é linda, singela e tem tudo haver com a história, os pássaros simbolizam a liberdade que todos deveríamos ter e o título é simplesmente encantador, com uma sutileza incrível e a narrativa da autora, esse livro é sem palavras para descrevê-lo, pois encantador é pouco para tudo que senti ao -lo.

Recomendo essa leitura para todos, independente da idade ou gosto literário, pois tenho certeza que assim como eu, você irá se deparar com uma grande história, que poderia ser de qualquer um de nossos ancestrais, que mereceu ser escrita e que merece com toda certeza, ser lida.


Beijus

Renata Sara

7 comentários:

JannaGranado

Oi Re eu não tenho palavras para definir a grandeza desse livro, a autora sabe nos tocar de uma maneira que nos surpreende. Sarah, Nina e Hetty são exemplos de pessoas que lutaram para fazer a diferença numa sociedade tão preconceituosa.
Parabéns pela resenha.
Beijos!!!
http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

Gabriel

Oi Renata :)

Esse livro já está na lista de desejados, espero conseguir lê-lo até Maio. Beijos!

http://euvivolendo.blogspot.com.br/

Vanessa Pereira

Oie!

Eu comprei o ebook deste livro para ler no meu kobo, mas ainda não conclui a leitura. Parece ser ótimo.

Beijos

Ju

Oii!
Esse livro parece interessante. Acho legal esse tipo de história sobre a realidade humana, como preconceitos, tanto racial quanto social. Diversos países contam com esse tipo de assunto ainda hoje, e por isso, não devemos deixar de saber. Quem sabe um dia as coisas mudam para melhor...
Já leu o livro Malala? Acho que deve ser muito bom. Tá na minha lista de leitura.
Passa lá... http://mundo-restrito.blogspot.com.br

Priscila Domingues

Oiiii...

adorei a história do livro.

É algo que faz voc~e refletir e pensar por hoooras, até formar uma opinião...

Eu sofro só em pensar que esse tipo de coisa existiu...

Beijinhos

Sou eu... Pri!

Patyi

Oi Renata.
Esse livro é tudo, está guardado na minha estante com muito carinho, e assim que der vou reler, porque é um história que realmente vale a pena.
Sem dúvida é a melhor leitura de 2014 até o momento.

Beijos.
http://www.leiturasdapaty.com.br/2014/04/resenha-uma-carta-de-amor.html

sidnei luis fermino

Ótimo texto de resenha. Meus
parabéns! Amei a maneira que vc usou para se
expressar, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso...
se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas
religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias
cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus
jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura...a capa
do livro é linda ela traz o universo como tema.

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=78725243

Postar um comentário