7

Resenha: Anjos do Sagrado Coração - Collen Curran

Sinopse:

As garotas do ANJOS DO SAGRADO CORAÇÃO sacam de cara os bons dançarinos na pista de dança, passam as tardes no shopping, vão a festas no lago e se divertem com sexo casual. Elas sabem todos os passos; sabem contar calorias, pintar as unhas, tragar um cigarro e arrumar o cabelo. Todos as chamam de “as Putinhas da colina”, mas elas não ligam. Têm 15 anos e estamos nos anos1980! Elas frequentam a última escola só para garotas de Milwaukee – e lá a inocência é escassa e a felicidade é algo que pode ser agarrado no banco de trás de um carro veloz. Conheça a exuberante e desinibida Astrid, sua problemática e ansiosa amiga Juli e Thisbe, a tímida recém-chegada. Elas acreditam que podem dominar o mundo, não importa como. Mas depois que uma noite de promiscuidade se mistura a uma série de atitudes perigosas e mortais, o mundo delas na escola nunca mais será o mesmo. Lírico, cru e libertário, ANJOS DO SAGRADO CORAÇÃO revela Colleen Curran como um grande talento. A autora cresceu em Milwaukee, como as três protagonistas deste livro. Atualmente, vive em Richmond, na Virgínia. ANJOS DO SAGRADO CORAÇÃO é seu primeiro romance.

Minha Opinião:

Decidi ler esse livro depois de vê-lo a décadas na minha estante, resolvi então ler e caso não gostasse colocaria para troca, e confesso que agora eu não vou troca-lo não.


Anjos do Sagrado Coração conta a historia de três amigas que estudam em uma escola só para meninas na década de 80, essa escola é comandada por freiras e fica numa pequena cidade, sendo esta a última escola para meninas do lugar.

Conhecemos então Astrid, Juli e Thisbe, três garotas que estão em busca de uma libertação, de uma vida diferente e louca, sem regras, onde tudo que conta é fazer o que lhes dão na telha, vivendo uma vida regada a drogas, sexo e muita badalação. Juntas as três botam fogo na pequena cidade e na escola onde estudam, sendo conhecidas assim como "as putinhas da colina". 

Quem vê de longe, pode até achar que elas são garotas mimadas, ricas e totalmente loucas, que fazem isso porque realmente são umas "putinhas", mas quem lê a historia até o fim, consegue ver que nada é o que aparece.

No começo achei o livro confuso, porem assim que passei da pagina 50, a narrativa melhorou muito. Comecei a acompanhar e entender cada um dos personagens, o mais legal do livro é isso, conhecermos pouco a pouco cada personagem e a sua bagagem até ali.

Astrid é a mais louca do grupinho, faz sexo com qualquer um, não tem nenhum pudor, vive metida em confusões e é a líder entre elas, sentimos muita raiva dela no livro, dela e de suas atitudes, porem entendo o que ela fez, principalmente por seu drama familiar, drama esse que cada uma das personagens tem em sua família de um modo diferente.

Juli é a seguidora fiel de Astrid e a mais problemática e dependente dentre elas, faz muitas loucuras, porem é muito sozinha e completamente ignorada por sua família.

 Thisbe era uma garota solitária, sem identidade, até que foi para o Sagrado Coração e conheceu Astrid e Juli, la ela se rebelou, fazendo as maiores loucuras ao lado das inseparáveis amigas, como é ela que narra o livro, acabamos por ver tudo pelo seu olhar, a personagem é muito bem descrita, tem uma bagagem emocional intensa, e é uma seguidora fiel de Astrid, mas ao contrario de Juli, ela pensa de uma forma diferente de todas, adorei o romance que ela teve no livro, mas discordei de muitas atitudes suas.

O livro é totalmente sem puderes, então espere muitas cenas quentes nesse livro, muitas risadas e muitas reflexões, porem lembre-se, esse livro conta como era a década de 80 e sobre aquela geração, e não sobre a geração de hoje. Não espere por um romance água com açúcar, ao contrario, espere por um livro "cru" que expõe o que aconteceu sem nenhuma intenção de agradar.

Gostei muito da leitura, e de seu desenvolvimento, gostei também da forma como a autora descreve o livro, achei que ela podia ter escrito mais no fim, mas mesmo assim, indico a leitura para quem quer se aventurar em uma história sobre uma geração tão falada e sobre umas meninas que acertaram e erraram muito, porem sem ter vergonha de fazer isso e assumir quem eram, boa ou más, putinhas ou não.

"Nem pergunte sobre essa coisa do Benny/Tom. Foi uma merda que eu aprontei. Minha cretinice. Meu maior azar. Em casa, ajeitei minha franja de um jeito sexy para disfarçar olho preto e minha mãe nem percebeu por dois dias. Só no Natal, quando estávamos tirando retratos em volta da arvore - Padgett já meio bêbado, ela e eu - e ela para uma hora para afastar meu cabelo dos olhos, e exclamou: "Oh, querida!". Disse que bati numa porta. E ela acreditou." Pag. 141

"Vou me lembrar de todos os meus beijos quando tiver cem anos de idade. Todos os meus beijos são primeiros beijos. Todos, sem exceção. É assim comigo." Pag. 192


Renata Sara

7 comentários:

Julyana Mendes

Olá!
Nossa, preciso ler esse livro! é, estou precisando de um desse estilo, por incrível que pareça ainda não conhecia o livro, mas depois dessas sua resenha ele já está na minha lista de leituras futuras!


Gostei muito do blog, já estou seguindo!
Vou deixar o link do meu aqui, adoraria vê-las por lá!


Beijos fofas *-*
http://emsintoniacomoslivros.blogspot.com.br/

cacholaliteraria

Oi,miga!
Bem, o que dizer sobre essa resenha, sobre esse livro incrível! Graças a você, eu não durmo mais pensando na leitura dele. To muito ansiosa para lê-lo. Uma coisa é bem comum nesse tipo de leitura, os personagens tem seus dramas incutidos em suas ações.E acredito que deva ser o caso dessa história. Adoro livros "crus", que falam sem pudores. Esse são os melhores. To adorando conhecer tanta coisa legal através de você.
Ótima resenha!!!
Bjs e bom fim de semana,miga!
Zilda
Cachola Literária

Bily Pretonobranco

Já perdi as contas de quantas vezes olhei para um livro que ganhei e quis trocá-lo sem nem mesmo ler, e depois de lido me arrependi só de ter pensado em trocar, como pude? rs . Adoro livros que surpreendem, pq quando você espera pouco de algo e ele vem com tudo lhe deixa mais feliz e extasiada.. Beijinhoos :**
Visita de volta?

Rafa Oliveira

É realmente diferente do que estou acostumada, acreidito que ler é o melhor remédio para compreender essa trama.
Fico feliz que tenha gostado e se surpreendido, se tiver oportunidade tbm vou ler.
Rafa :)
Blog Melody
rafaacarvalho.blogspot.com.br

Elisandra

Nossa fiquei intrigada agora, pois quando pensamos em trocar algo e o lemos, e no fim da leitura desistimos é porque o livro vale a pena mesmo, apesar de achar vulgar o nome que ela levam..."putinhas da colina"....fiquei curiosa amiga....adorei a resenha...beijoaks elis

Maria Eduarda

Quando eu vi essa resenha tive que vi comentar rs rs eu li esse livro, foi um dos primeiros quando comecei a fazer minha coleção de livros de verdade, lia, mas sempre larvava por ai em casa, hoje tenho um lugar especial.
e quando fui escolher o nome do blog, quase coloquei o nome desse livro como titulo. mas mudei de ideia depois (:
a resenha tá linda! Parabéns Ren!
Beijos

Leonardo Carvalho

Graças a esse livro ganhei 5 marcadores
Bjos!

Postar um comentário