18

Resenha: A Culpa é das Estrelas - John Green


Sinopse:

Em A Culpa é das Estrelas, Hazel é uma paciente terminal de 16 anos que tem câncer desde os 13. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.

Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.

Minha Opinião:

Primeiramente tenho que dizer como é difícil resenhar este livro, pois não sei ao certo o que dizer sobre ele. 

O livro conta a história de Hazel uma garota de 16 anos diagnosticada desde os 13 com câncer, um tipo de câncer que não tem cura, a unica coisa que tem é equipamentos e remédios que a ajudam a sobreviver, porem sem saber se vai ser por muito ou pouco tempo.

Eu gostei muito da personagem principal e da maneira como ela encara a doença (na maior parte do tempo), porem tem algumas atitudes dela que eu discordo, principalmente por achar que o câncer é um efeito colateral e por não pensar em um futuro para si mesma. 

O livro começa nos mostrando como é a rotina de Hazel, ela fica em casa na maior parte do tempo, com sua mãe que não trabalha mais para cuidar dela e com seu pai que é o mais presente possível. Uma vez por semana, ela vai a contra gosto a terapia em grupo, la se encontra com varias pessoas com tipos e estágios variados da doença, e é em um desses encontros que ela conhece o Augustus (mais conhecido como Gus), o personagem em si é muito bem construído, ele vê de uma forma parecida e ao mesmo tempo diferente a doença. 

O amor que começa a surgir entre ambos é comovente, principalmente pelo jeito que ele acontece e se desenrola, ja que Hazel não quer embarcar nesse romance achando que ela é uma bomba prestes a explodir.

O autor conta a história dos personagens de uma forma gostosa de ler, mas também de uma forma verdadeira, sem nos poupar dos detalhes da doença, como a depressão, medo, os sintomas (vômitos, desmaios, entre outros) que geralmente ficam de lado nesse tipo de livro.

Gostei também do elo que acaba juntando os dois personagens principais, o livro na verdade que os uni, pois Hazel tem um livro de cabeceira onde o autor não escreve o final e assim Gus tenta fazer de tudo para conseguir dar um final a esse livro e dar uma alegria para ela (o que eu achei super fofo * *).

Os personagens secundários também são bem desenvolvidos, destacando o Isaac que tem uma historia que gostaria que fosse mais aprofundada num livro só dele, ele tem um câncer na vista, que o cega e é nesse momento que ele é abandonado por sua namorada, aquela que sempre dizia que os dois iam viver para "sempre" juntos. Esse personagem me cativou muito por sua força e determinação, é claro que ele não é uma muralha, que se deprime, e isso foi o que mais gostei, pois tornou o personagem mais próximo e humano.

Gostei muito dos pais da Hazel e de como eles lidaram com a sua doença, a mãe se dedica totalmente a ela, mas no final, vemos que ela tem uma visão ampla da doença e que não vive só em função dela, assim como o pai da Hazel faz, ele vive sua vida e tenta ao máximo aproveitar cada segundo que tem com a Hazel, não por que ela pode morrer a qualquer momento, mas porque cada momento com ela é especial, independente se vai ser o ultimo ou não.

Não vou falar mais do livro, pois senão vou acabar falando demais, mas acho que um enredo tão bom, podia ter sido explorado só um pouquinho mais, e o final não foi exatamente do jeito que eu queria, porem ja esperava por isso, desde a metade do livro e achei que o John Green foi bem coerente no fim.

Recomendo a leitura a todos, não foi o que eu esperava, pois as expectativas estavam enormes, porem o livro é muito bom, pode não ter sido maravilhoso pra mim, mas concerteza pode ser para você. 

Se você quer se emocionar e ler uma historia que é comovente e vai te levar a refletir sobre sua vida, leia A Culpa é das Estrelas que você refletira sobre tudo que é importante para você.

"- As vezes as pessoas não tem noção das promessas que estão fazendo no momento em que as fazem.  - falei.
O Isaac me lançou um olhar ferino.
- Tá, tem razão. Mas você cumpre a promessa mesmo assim. Amar é isso. Amar é cumprir a promessa mesmo assim.  Você não acredita em amor verdadeiro?." Pag. 61

Adorei a cena abaixo: 

"Subimos lentamente na cama, minha liberdade um pouco limitada pelo oxigênio, mas mesmo assim consegui ficar por cima dele e tirar sua camisa. Senti o gosto do suor na pele abaixo da clavícula enquanto sussurrava, a boca encostada nele:
- Algustus Waters, eu te amo.
Seu corpo relaxou debaixo do meu quando ele me ouviu dizer aquilo. Ele esticou o braço e tentou tirar a minha camiseta, mas ela acabou enrolando no tubo. Eu ri. " Pag. 188


Renata Sara

18 comentários:

Maria_Santana

Oie, Renata =)
menina, esse livro estar dando muito o que falar, só leio ótimos comentário a respeito e agora fiquei curiosa querendo ter o meu para ver ser terei química ou não com ele também.
mas, creio que como você irei gostar hehe

Beliscões
carinhosos da Máh-

Felicidades
nos Livros



@Maaria_Silvana

Camila Fernandes

Estou com muita vontade de ler esse livro. Só vi ótimos comentários sobre ele. Mas tenho que me preparar para chorar baldes quando ler.
Beijinhos!


Camila.loucuradelivros.blogspot.com.br

agnes

li esse livro há umas poucas semanas e confesso que no começo estava como você, esperando muito dele! mas dps resolvi relaxar e aproveitar e achei o livro lindo! sério, a narrativa, a história da hazel super me encantou! faz a gte refletir muito mesmo!


beijos - Rascunhos e Borrões

JannaGranado

Oi Re, por isso q as vezes evito ler livros logo que são lançados, pois as expectativas são enormes em relação a ele, e se o livr não for tão bom, ou de repente esperamos demais dele, acabamos nos decepcionando...
Mas eu quero muito ler esse livro e espero gostar mto dele, livros que abordam o cancêr como tema, são bem emocionantes..
BjOs!!!

Elisandra

Oi Re,
Pelos quotes que escolheu, o autor me pareceu que escreve de uma maneira ótima, e creio que seja devido a sua alta expectativa que não tenha apreciado muito, as vezes há livros que tem seus momentos, que tem a sua hora de ser lido, pelo menos eu acho isso. Adorei a resenha e espero poder ler um dia....beijokas elis

Biia Rodrigues

Eu não tenho nenhuma expectativa com relação a esse livro, nenhuma mesmo. é a primeira resenha dele que leio e agora que comecei a criar a vontade de ler ele, então acho que ele pode me surpreender é muito rs' O que é ótimo, odeio ter expectativa em uma leitura.
Bom o Gus também me interessou bastante como personagem pelo que você falou dele e pelo livro que ele tentar terminar, achei diferente.


Gostei mto do blog, seguindo *-*
beijoshttp://pepperlipstick.blogspot.com.br

Sarah

Tô doida pra ler esse livro e a tua resenha me deixou com mais vontade! espero ter a oprtunidade logo =D
beijos
Céu de Letras

cacholaliteraria

Oi,amiga!
Você sabe muito bem o quanto eu já desejava esse livro. Depois dessa resenha diva em detalhes e quotes lindos, o que mais posso dizer? #pirandoporele #louca #surtando
Tudo parece perfeito,mas preciso perguntar. Por que A culpa é das estrelas?rsss
Senti você polida, aflita mesmo em descrever o livro. Você gostou mesmo do livro ou ficou em cima do muro?
Amei a resenha e detesto quando você diz que não sabe o que escrever..hahaha..
Bjs no core!!


Zilda
Cachola Literária

Eliana Lee

Vim conhecer o blog! Gostei bastante! Tenho vontade de ler este livro em especial porque Markus Zusak recomendou rsrsrsrs e eu, fã desse australiano fofo, não posso deixar de ler o que ele indica. Tá na minha lista de desejados.

Foolish Happy

Ótima resenha! Adorei a tua opinião.
Teu blog é um amor, parabéns! Estou seguindo aqui, viu?
Se puder retribuir lá no meu, ficarei feliz *-*
http://foolishhappy.blogspot.com.br/

xoxo

Kézia Lôbo

Ahh parece ser um livro legal, pelo menos um dos estilos de história que eu curto... e o titulo é lindo demais, com certeza quero ler =D

fantasticomundodaarte.blogspot.com.br

Bianca

Parece emocionante e a maneira do autor abordar um tema que é muito triste de uma forma sutil, parece interessante de se ler.
Não irei ler nesse momento, livros que fazem chorar estou deixando um pouco de lado, mas para frente eu pretendo ler.
Ouvi rumores que será adaptado. Espero que seja fiel ao livro.
O título do livro é muito fofo e a capa também.

Bianca
Um Universo Fantástico

Natália Alves

Já li diversas resenhas sobre esse livro, a maioria delas é só elogios, e quero muito ler esse livro!


Beijo;*
Naty.

Michela Delgado

Amei sua resenha!
Ao lê-la me emocionei com as palavras ali contidas, quero muito ler esse livro, sei por tudo que tenho lido sobre ele que vou chorar horrores, mas mesmo assim preciso dele.
E estou muito feliz essa semana, pois ganhei ele numa promoção; agora é só esperar chegar para me perder em seus personagens.
Beijos

Victoria Delgado

Adorei a sua resenha, obrigado.

Quero muito ler esse livro, tem tudo o que eu amo em uma leitura, uma linda história de amor, perda, superação...

Sei que vou me emocionar muito, mas no fim com certeza valera a pena.

Beijos

Ivi Campos

Estou com este livro na estante, esperando para ler, mas como imagino que seja denso e triste, estou esperando a coragem aparecer!!! Adorei sua resenha!!! Um beijo imenso!!!

Aris

Eu achei o livro péssimo. A maneira como a doença foi abordada foi péssima, o enfoque, tudo. Realmente não consegui tirar nada de proveitoso da leitura :-)
Bj, Aris.

Paula Nunes

Oi. Eu adorei o livro,mas, acho que teve algumas coisas que John Green poderia ter mudado, achei chato Augustus Waters ter morrido primeiro que Hazel, acho que isso não fez menor sentido pelo único fato do livro todo ter se dirigido a Hazel (claro ela mesma que narra dã ) que ela iria morrer, que ela era uma bomba, e Augustus acaba morrendo primeiro que ela, acho que isso não deveria ter acontecido, é um grande erro de Green,mas tirando esse fato, o livro todo é lindo e emocionante, amei mesmo
Bjos <3

Postar um comentário